InDica | Nick Gill no 18º Cultura Inglesa Festival

Publicado em: 09/05/2014 |

A atuação de multiartistas na dramaturgia será o tema do debate que o Núcleo de Dramaturgia SESI – British Council promove, em parceria com o 18º Cultura Inglesa Festival, na próxima segunda-feira (12), às 19h30, no Espaço Cultura Inglesa-Vila Mariana. O evento, gratuito, contará com a presença do dramaturgo britânico Nick Gill. A mediação do evento será de Zé Henrique de Paula e Claudia Schapira.

Também haverá um bate-papo com Gill sobre a montagem brasileira de seu texto “Preto no branco” (“Mirror teeth”), realizado no domingo (11), após a apresentação da peça, às 19h. A conversa poderá ser acompanhada pelo público que assistir à apresentação no dia.

O Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council foi criado em 2007 pelo SESI-SP e o British Council para o desenvolvimento de um grupo voltado à revelação de novos autores teatrais brasileiros.

Para mais informações, acesse o site do 18º Cultura Inglesa Festival

Nick Gill

Nick Gill, multiartista britânico inédito no Brasil, com apenas 34 anos já escreveu três peças de teatro, vários roteiros para o cinema, toca violão, banjo, ukalele, dentre outros instrumentos. Faz parte de algumas bandas de música, é tipografista e empresário das artes gráficas. Escreveu Sand – produzida pelo Royal Court, Londres, e dirigida por Vicky Featherstone.

Autor de “Preto no branco” (“Mirror teeth”), peça teatral a ser apresentada no 18º Cultura Inglesa Festival. A peça estreou em Finboroug, Londres, sob direção de Kate Wasserberg. O espetáculo foi indicado a 4 prêmios Off West End ‘Most Promising Playwright, ‘Best New Play’, ‘Best Director’ e ‘Best Female Performance’ para Louise Collins, e em 2012 foi selecionada para o Catálogo de 2012 da Convenção Europeia de Teatro.

Zé Henrique De Paula

Zé Henrique de Paula é cenógrafo, diretor teatral e ator brasileiro. Mestrando em Direção Teatral pela Universidade de Essex (East 15, Acting School, Londres). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e Pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Assistente do cenógrafo J.C. Serroni nas montagens de “Nova velha estória” e “Trono de sangue”, dirigidas por Antunes Filho. Dirigiu peças como “A comédia dos erros”, “Judas em sábado de aleluia”, “As folias do século”, “O despertar da primavera”, “Side man”, entre outras, além de peças do repertório do Núcleo Experimental, como “Senhora dos afogados”, “As troianas – vozes da guerra”, “Casa/Cabul” e “Bichado”. Indicado ao Prêmio Shell em 2009 e 2010, como Melhor Diretor, por “As Troianas – Vozes da Guerra” e “Side Man”, respectivamente, e em 2012, como Melhor Cenógrafo por “Bichado” e Melhor Figurinista por “L’Illustre Molière”.

Claudia Schapira

Claudia Schapira é membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, no qual atua como diretora, dramaturga, atriz e figurinista. Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP (EAD), trabalhou com importantes nomes do teatro, como Ulisses Cruz, José Possi Neto, Cibele Forjaz, Luís Melo e Daniela Thomas, e do cinema, como Tata Amaral, Fabrizia Pinto e Fernando Meireles.

Atualmente, apresenta o evento DCC (Dramaturgia Concisa e Contemporânea), encontro aleatório entre dramaturgos e atores. Ao longo de sua carreira foi premiada por seus textos (Prêmio PANANCO/Coca-Cola 2001, Prêmio Cooperativa 2008, Prêmio FEMSA/Cola-Cola 2009 e figurinos (Prêmio Shell 2005, Prêmio Mambembe 1995).

Mesa-redonda: “Atuação de multiartistas na dramaturgia”

Quando: 12 de maio, das 19h30 às 22h

Onde: Espaço Cultura Inglesa – Vila Mariana

Rua Madre Cabrini, 143