InDica | Neyde Veneziano e o teatro de revista

Publicado em: 06/12/2013

A diretora, doutora e livre docente em Teatro pela ECA-USP Neyde Veneziano lança, na segunda-feira (9), a segunda edição de seu primeiro livro, “Teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções” (364 págs., R$ 59), publicado em 1991. O lançamento acontece na Livraria da Vila, das 18h30 às 21h30.

 

Com imagens novas e raras que revivem a memória desse período, a obra original foi revisada e atualizada com recentes pesquisas da autora, que neste semestre ministrou aulas a núcleos do módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A publicação faz parte da coleção Teatro Popular do SESI.

 

 

Neyde resgata o melhor do gênero, apresentando sua trajetória, suas fases e revelando sua influência no teatro nacional. Voltado ao povo e criado na rua, o teatro de revista marcou a história do teatro nacional com surpresas, críticas e fantasias que encantavam multidões.

 

O livro também leva um encarte de um manuscrito inédito da revista portuguesa Tim-tim por tim-tim, de Souza Bastos, de 1910.

 

Sobre a autora

Neyde Veneziano é diretora de teatro, doutora e livre docente em Teatro pela ECA-USP. Considerada uma das precursoras dos estudos sobre o Teatro de Revista no Brasil, seus temas principais são teatro musical, teatro de revista e teatro popular italiano. Este é seu sexto livro publicado, sendo o quinto sobre Teatro de Revista.

 

Serviço

Lançamento: “Teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções”, de Neyde Veneziano

Quando: Segunda-feira (9), às 18h30

Onde: Livraria da Vila

Alameda Lorena, 1.731 – Jardim Paulista

Tel.: (11) 3062-1063

Preço: R$ 59

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 22/ 05/ 2015

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS