InDica | Marici Salomão e “Recusa”

Publicado em: 14/12/2012 |

Desde a primeira semana de outubro, a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco passou a ser ocupada, pela primeira vez, por um grupo teatral: a Cia. de Teatro Balagan, que levou ao espaço sua mostra “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”. A programação conta com a apresentação de dois espetáculos, além de outras atividades, como a exibição de filmes e a realização de encontros e shows.

Um dos espetáculos é “Recusa”, o resultado de uma pesquisa iniciada em 2008, originando diversas versões, até o formato atual. Dirigida pela pesquisadora e pedagoga Maria Thais, que já foi consultora pedagógica da SP Escola de Teatro, a peça tem o texto assinado por Luís Alberto de Abreu

A montagem recebeu, nesta semana, o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria Melhor Ator. Os atores Eduardo Okamoto e Antonio Salvador, que trabalham no espetáculo, conquistaram, ambos, em empate, o troféu, que deverão receber em cerimônia prevista para março de 2013.

Na trama, que se passa em 2008, dois índios da tribo Piripkura – que até então era dada como extinta – aparecem perto de uma fazenda em Rondônia, virando notícia em todo o País.

Sobre a peça, Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da Escola, comenta: “‘Recusa’ convida o espectador a caminhar por um denso universo de pesquisa – evocações de uma etnia indígena extinta, nas vozes e corpos de dois índios sobreviventes. O mito aliado ao fato e o verbo ligado ao gesto compõem os quadros de um espetáculo que não é espetáculo, uma montagem que recusa a ordem do dramático, para ser o lugar do experimento, das misteriosas relações entre corpo e espaço”.

A montagem tem três últimas apresentações marcadas para este ano: hoje (14) e sábado (15), às 21h30, e domingo (16), às 19h. Os ingressos têm preço único de R$ 10.

Espetáculo: “Recusa”

Quando: Hoje (14) e sábado (15), às 21h30; domingo (16), às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação