InDica | Luiz Gonzaga é homenageado em peça-baile

Publicado em: 21/11/2014 |

“Olha pro céu, meu amor / Vê como ele está lindo / Olha praquele balão multicor / Como no céu vai sumindo / Foi numa noite, igual a esta / Que tu me deste o teu coração / O céu estava assim em festa / Pois era noite de São João / Havia balões no ar / Xote, baião no salão / E no terreiro / O teu olhar, que incendiou meu coração.”

Essa música, dentre tantas outras de Luiz Gonzaga, é tocada enquanto o público vai chegando para dançar com os atores da Cia. Teatro da Investigação (CTI), na peça-baile “A casa de farinha do Gonzagão”, que será apresentada gratuitamente nesta sexta (22) e sábado (23), na Casa Amarela.

(Foto: Tally Campos Salva/Divulgação)

Na encenação, criada como homenagem ao centenário do Rei do Baião, comemorado em dezembro de 2012, as personagens das músicas de Gonzagão são transportadas para uma casa de farinha onde, para passar o tempo, contam seus “causos”. O público é recebido não apenas com música e dança, mas também com bebida e comida.

Carol Guimaris e Camila Borges, aprendizes egressas da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, assinam a direção musical do espetáculo, que tem direção e dramaturgia de Edu Brisa, ex-aprendiz de Direção da Escola e fundador, diretor e dramaturgo da CTI.

“O processo de direção musical surge da sonoplastia, que foi criada a partir dos ruídos das casas de farinha do Nordeste. É uma experiência bem interessante, pois é um espetáculo dançante e o envolvimento com o público é muito produtivo. Também existe uma identificação do público, por conta das músicas, que é potente”, afirma Carol.

No elenco, Cris Camilo, Flávio Pessoa, Geovane Fermac, Juliana Crifes, Mariá Guedes e Natália Baviera – que também é aprendiz egressa da Escola.

“A casa de farinha do Gonzagão”

Quando: Sexta (22/11), às 20h, e sábado (23/11), às 18h

Onde: Casa Amarela