InDica | Leitura na Praça

Publicado em: 13/12/2013 |

Neste sábado (14), a Praça Roosevelt vai se tornar um espaço livre de leitura e troca de conhecimento, com a quarta edição do projeto Leitura na Praça. Por meio dele, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vai disponibilizar uma série de livros para consulta, das 11h às 15h, no Parquinho Infantil da Praça.

“O objetivo é, claro, incentivar a leitura entre a comunidade do entorno da Escola”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro. O projeto é realizado em parceria com o SP Escambo Literário, uma atividade de contrapartida para a concessão de bolsas do Programa Kairós voltada ao câmbio de livros, e atua com o envolvimento de funcionários, aprendizes e formadores.

Para a ação, a área da Praça Roosevelt onde o acervo de livros estará disponível ganhará ambientação projetada pela formadora do curso de Cenografia e Figurino, Telumi Hellen. Dentre as obras que estarão à disposição do público, para consulta no local, destacam-se: “Amor de perdição”, de Camilo Castelo Branco; “Iracema”, de José de Alencar; “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “A relíquia”, de Eça de Queirós; “Revolução dos bichos”, de George Orwell; entre outros.

Além desses títulos, também estarão disponíveis as quatro primeiras edições da A[L]BERTO, a revista da SP Escola de Teatro, e outros livros publicados pela Instituição, como “#Mdrama”, organizado por Ivam Cabral e Marici Salomão.

SP Escambo Literário

Coordenada pela Biblioteca da Escola, esta atividade busca a criação de um projeto de câmbio de livros. O câmbio de livros é uma ação que prevê a criação de um espaço, nas instalações da SP Escola de Teatro, onde aprendizes e colaboradores poderão efetuar trocas de livros.  Cada pessoa, aprendiz ou não, pode usufruir de boa leitura adquirindo um livro da caixa e devolvendo-o depois de lido. A doação dos exemplares poderá ser feita por todos. Os aprendizes selecionados terão como função a organização, planejamento, gerenciamento e divulgação desta ação. Esta atividade, que é transversal aos Cursos Regulares da Escola, tem por objetivo estimular a leitura através da troca e doação espontânea de livros nos corredores da Escola. O projeto não obriga a troca de um livro por outro, mas incentiva o desprendimento.

Projeto: Leitura na Praça

Quando: Sábado (14), das 11h às 15h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro