EN | ES

InDica | IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

Publicado em: 01/08/2014 |

 

Começa hoje (1º) a nona edição da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, projeto realizado anualmente pela Cooperativa Paulista de Teatro. Até 10 de agosto, a cidade de São Paulo receberá espetáculos gratuitos de seis companhias internacionais e seis nacionais.

 

Integram a programação grupos do Chile, Equador, México, Argentina, Uruguai, França, Porto Alegre, Fortaleza, Itajaí, Belo Horizonte, Natal, Fortaleza e São Paulo. As apresentações acontecem no CCSP – Centro Cultural São Paulo e em algumas regiões periféricas da cidade. Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início das sessões, nas próprias bilheterias dos teatros.

 

Neste ano, a Mostra homenageia o jornalista, crítico e pesquisador teatral Sebastião Milaré (1945 – 2014), que durante 15 anos assumiu a curadoria de teatro no CCSP, onde o evento acontece desde sua primeira edição.

 

Além das montagens de grupos como a Cia Teatro Balagan (São Paulo); Clowns de Shakespeare (Natal); Cia. Lagartijas Tiradas al Sol (México); Banquete Escénico (Argentina) e GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França), a Mostra terá Atividades Paralelas com intercâmbios entre grupos teatrais visitantes e os grupos da Cooperativa Paulista de Teatro. Interessados devem se inscrever pelo email [email protected]

 

Será promovida, ainda, a mesa redonda “Identidade Cultural: Somos a história que contamos?”, que terá como palestrantes Paula González Seguel (Teatro Kimen – Chile), Maria Thaís (Cia. Balagan – Brasil/SP), Patrícia Vallejos (Contraelviento Teatro – Equador), Silvero Pereira (Inquieta Cia. de Teatros – Brasil/ CE), Marcelo Bones (Curador dessa Mostra) e Rudifran Pompeu (Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro).

 

As sessões das peças terão acompanhamento de uma equipe de críticos que publicará suas impressões em seus sites e blogs. Além disso, será lançado o site Observatório de Festivais, coordenado pelo ator, diretor, sociólogo e professor de teatro Marcelo Bones.

 

Saiba tudo sobre a programação no site oficial da Cooperativa Paulista de Teatro.

 

Histórico

A Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo é um projeto realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro que se iniciou em 1997, com a 1ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, teve andamento em 1998 com a 2ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupo e ganhou nova dimensão com as nove edições – 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 – da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. 

 

O propósito é a reunião, na cidade de São Paulo, dos mais expressivos coletivos teatrais do Brasil e de países de línguas latinas, para uma real troca de experiências estéticas e de modos de produção, além de proporcionar de maneira acessível ao público da grande São Paulo um significativo recorte da produção teatral contemporânea. Nas oito primeiras edições apresentaram-se na cidade, além de 43 companhias brasileiras, 37 companhias de países da América Latina, quatro europeias, uma estadunidense e uma africana.

 

Serviço

IX Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

Quando: de 1º a 10 de agosto

Onde: CCSP e espaços na periferia da cidade

Tel.: (11) 2117-4700

Grátis (ingressos serão distribuídos duas horas antes do início das sessões, nas próprias bilheterias dos teatros)

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 22/ 05/ 2015

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS