EN | ES

InDica | ‘Dar corda para se enforcar’

Publicado em: 31/10/2014 |

Os Fofos Encenam concluíram seu ciclo de cinco espetáculos sobre a evolução da teatralidade circense na primeira metade do século XX com “Dar corda para se enfocar”, que volta ao cartaz amanhã (1º), na sede do grupo. A direção é de Fernando Neves, que é artista convidado e orientador de Experimento na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

O universo da chanchada – gênero que teve grande espaço no cinema entre as décadas de 1930 e 1960, período do declínio no circo-teatro – é o mote do espetáculo, que lança um olhar sobre ícones como Oscarito e Grande Otelo. 

 

(Foto: Ligia Jardim)

 

O encerramento do projeto Baú da Arethuzza, como foi chamada a pesquisa, acontece com esta comédia de um único ato, escrita em 1937 pelo português José Joaquim da Silva. No centro da trama está uma enrolada história de amor. Um negociante rico incentiva seu sobrinho a casar para enriquecer com os dotes da amada.

 

O ganancioso homem dá conselhos sobre como proceder no golpe. O que ele desconhece, no entanto, é que a pretendente do sobrinho é sua própria filha. Daí o título da peça, que também é conhecida como “Rapto de Fernanda”, “A cara do burro do pai” e “A fuga da melindrosa”, e fazia parte do repertório da tradicional companhia circense Circo Teatro Arethuzza.

 

A direção musical é de Fernando Esteves. No elenco estão Carol Badra, Carlos Ataide, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Katia Daher, Marcelo Andrade, Paulo de Pontes, Stella Tobar e Zé Valdir. 

 

O projeto Baú da Arethuzza começou no ano passado, coordenado e dirigido por Fernando Neves, com recursos da Lei de Fomento de São Paulo. Nos espetáculos, foram encenados textos do repertório do Circo Teatro Arethuzza e uma pantomima criada pelos Fofos. O projeto previu ainda oficina aberta ao público.

 

Serviço

“Dar corda para se enforcar”

Quando: Sábados, às 21h; domingos, às 19h (de 1º/11 a 14/12)

Onde: Espaço dos Fofos

Rua Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista

Tel.: (11) 3101-6640

Indicação etária: não recomendado para menores de 14 anos. 

Duração: 50 minutos

Capacidade: 74 lugares 

Ingressos: R$ 30 / R$ 15 (meia)

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 22/ 05/ 2015

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS