EN | ES

InDica com Sérgio Ferrara

Publicado em: 11/03/2011 |

Sérgio Ferrara é diretor
 

Indico um livro para quem gosta de livros e das palavras. É assim o “Trem Noturno para Lisboa”, de Pascal Mercier, na verdade o pseudônimo de Peter Bieri, professor de filosofia em Berlim.
 

Gregorius, um professor de línguas clássicas que de repente se apaixona pelo português, é a personagem principal. A paixão é pela sonoridade que está na própria palavra “português”. Assim, ele decide abandonar 30 anos de vida previsível e sair de Berna, tomando o trem para Lisboa. Antes, porém, ele encontra um livro de Amadeu do Prado, autor desconhecido de um livro só, e essa narrativa vai conduzir a história toda. Ao refazer os passos do autor e aprender português em Lisboa, Gregorius leva o leitor a vários mundos, inquietações, dúvidas e transcendências.

 

Recomendo também, o filme “Noturno Indiano” (1989), com direção de Alain Corneau. O filme  nos mostra a viagem de um homem através da Índia, em busca de um amigo perdido, Xavier, do qual se têm pouquíssimos indícios. A tentativa de reconstituição do itinerário do amigo perdido leva esse homem a lugares insólitos (de Bombaim a Goa), a encontros inesperados e a busca de seu tempo perdido, que se torna metáfora privilegiada da identidade sempre estrangeira.
 

Por fim, a exposição “Obsessões da Forma – Esculturas da Coleção Masp”,com 50 obras de mestres da arte tridimensional, do século XIX aos dias de hoje, além da dupla de guerreiros chineses em terracota. O Masp abriu a programação de 2011, em 19 de fevereiro, que inclui obras de Pierre-Auguste Renoir, Edgar Hilaire Germain Degas, Victor Brecheret, Felícia Leirner, Alexander Calder, Bruno Giorgi, Auguste Rodin, Arcângelo Ianelli, Wesley Duke Lee, Jim Dine e outras dezenas de artistas reverenciados em todo o mundo.
 

Serviço:
“Obsessões da Forma – Esculturas da Coleção Masp”
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Tel.: (011) 3251-5644
Quando: De terça-feira a domingo, a partir das 11h.
Grátis as terças-feiras.
Até 27/03.