InDica | Cia. do Tijolo reestreia duas peças premiadas no Shell

Publicado em: 14/11/2014 |

A Cia. do Tijolo reestreou, no Espaço Sobrevento, dois premiados espetáculos: “Cantata para um bastidor de utopias” e “Concerto de Ispinho e Fulô”. As montagens serão apresentadas ao longo dos finais de semana deste mês, com entrada gratuita.

Maior vencedora do 26º Prêmio Shell de Teatro, “Cantata para um bastidor de utopias” ainda terá sessões neste sábado e domingo. O texto, de Federico Garcia Lorca, se passa na Espanha do início do século XIX e narra a história de Mariana Piñeda, uma jovem viúva que é condenada à morte por bordar uma bandeira aos liberais.

“Cantata para um bastidor de utopias”

Criada com a colaboração de intelectuais como Frei Betto, a montagem é desenvolvida em formato de cantata e mescla a peça de Lorca ao Golpe Militar no Brasil, apresentando personagens marcantes da época. Na última edição do Shell, o espetáculo levou o troféu de melhor Música, com Jonathan Silva e William Guedes, e melhor Cenário, com Rogério Tarifa – que é artista residente na SP Escola de Teatro.

Já “Concerto de Ispinho e Fulô”, que, em sua primeira montagem, foi premiada como melhor Música no Shell, conta, por meio da rádio Conexão SP/Assaré, o massacre no Sítio Santa Cruz do Deserto. Nele, mais de mil camponeses de uma nova comunidade foram assassinados pelo exército, que temia a deflagração de uma nova Guerra de Canudos.

O espetáculo, que será apresentado nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro, também mostra o encontro de uma companhia de teatro paulistana com o poeta cearense Patativa. A conversa, no entanto, se transforma em muito mais que uma simples entrevista, e rende um relevante diálogo sobre o urbano e o rural, o popular e o erudito. Para entrar no clima da cena, o público tem a chance de beber cajuína e dançar forró.

“Cantata para um bastidor de utopias”

Quando: 15/11, às 20h; e 16/11, às 19h

Onde: Espaço Sobrevento

Rua Cel. Albino Bairão, 42 – Belenzinho