EN | ES

InDica | As veredas do Grupo Redimunho

Publicado em: 13/02/2015 |

O Grupo Redimunho de Investigação Teatral está em cartaz com seu quarto espetáculo, “Tareias”, que dá continuidade à linha de dramaturgia que o coletivo adota desde seu início, inspirada na obra do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908-1967).

 

No português de Portugal, “tareias” significa algo como o que chamaríamos aqui de “surras”, “sovas” ou “coças”. E na montagem, que parte do Espaço Redimunho de Teatro para ganhar as ruas do entorno, são discutidos temas como a violência contra a mulher e o direito dos cidadãos de andarem em segurança pela cidade.

 

“Tareias” (Foto: Divulgação)

 

Em um trabalho que propõe um diálogo com o espaço teatral, cerca de 30 artistas exploram a geografia da cidade, discutindo os limites entre o público e o privado.

 

A trama revela uma série de histórias concatenadas pelo Sertão, “que no passado virou mar e hoje se abre em vales, escadas e ladeiras”. Dele, surgem em fragmentos várias “Marias”, que, como Diadorim – personagem de “Grande Sertão: veredas” – são responsáveis por grandes obras.

 

Assim, ganham a cena histórias surpreendentes como a da mulher que ousou desafiar o diabo; da menina escorraçada do ventre da mãe e parida no berço da cidade; da retirante que sai do Crato (no Ceará) e chega a uma grande cidade em busca de um sonho; da portuguesa que assassinou o marido violento, plantador de batatas; da esposa do presidiário que saiu para visitá-lo e nunca mais voltou; e da faxineira de rua esquecida e invisível ao mundo, que consegue limpar tudo quanto é sujeira, mas é incapaz de limpar o próprio nome.

 

Serviço

“Tareias”

Quando: Domingos e segundas-feiras, às 20h (até 25/5)

Onde: Início do espetáculo no Espaço Redimunho de Teatro 

Rua Álvaro de Carvalho, 75 – Anhangabaú

Tel.: (11) 3101-9645 / 3237-4898 / 97541-7077

Duração: 120 minutos

Classificação: 14 anos 

Capacidade: 40 lugares

Ingresso: R$ 20

* Em caso de chuva, não haverá espetáculo

** É recomendado vestir sapatos e roupas confortáveis devido ao trajeto de rua

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 22/ 05/ 2015

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS