InDica | ‘A confissão de um masoquista’

Publicado em: 19/12/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco apresenta, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, na Sede Roosevelt, o espetáculo “A confissão de um masoquista ou Labirinto do mundo e o paraíso do chicote”. A encenação faz parte do projeto de intercâmbio promovido pela Escola em parceria com o Teatr Fredry, de Gniezno (Polônia).

O texto, assinado pelo dramaturgo checo Roman Sikora e traduzido por Marcio Aquiles, ganha adaptação e direção da aprendiz de Direção Adriana Lobo Martins. Na trama, um homem identificado apenas como Senhor M. decide contar sua história à plateia, revelando como seu descontentamento com a comunidade sadomasoquista o levou a ter uma ideia que mudaria sua vida para sempre.

Montado por aprendizes da SP Escola de Teatro, a montagem faz três sessões gratuitas

Formam o elenco Gabriel Cândido, Rita Couto e Tom Paranhos, também aprendizes da Instituição (regulares ou egressos), assim como os demais membros da equipe.

O projeto

A encenação de “A confissão de um masoquista” faz parte do projeto de intercâmbio promovido pela SP Escola de Teatro em parceria com o Teatr Fredry, em Gniezno (Polônia). Dois aprendizes do curso de Direção e dois aprendizes do curso de Cenografia e Figurino foram selecionados para desenvolver a montagem desse texto em ambos os países, com a perspectiva de estrearem no mesmo dia.

Enquanto uma dupla trabalha com a equipe do teatro local polonês, orientada pelo diretor artístico Lukasz Gajdzis, a dupla brasileira desenvolveu uma versão da peça com aprendizes atuais e egressos da Escola, que será apresentada ao público do Brasil.

“Na certeza de que não há, no mundo, escola que faça isso, observamos nossa Escola e nossos aprendizes crescendo mutuamente, subindo degraus e vislumbrando novos horizontes. Seguramente, as oportunidades que estamos gerando darão frutos lindos”, comenta Ivam Cabral, diretor executivo da Escola.

Saiba mais sobre o projeto.

“A confissão de um masoquista

ou Labirinto do mundo e o paraíso do chicote”

De Roman Sikora

Adaptação e Direção: Adriana Lobo Martins