EN | ES

InDica | 20º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Publicado em: 09/11/2012 |

Sob o lema “Cabeças diferentes, ideias diferentes, mas o mesmo festival: cabeça aberta”, o 20º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade invade São Paulo, de 8 a 18 de novembro, com uma extensa programação, que agrega cinema, teatro, música e literatura. 

 

Serão exibidos, no total, 36 longas internacionais e 51 curtas-metragens brasileiros, com sessões ao ar livre e em estações de metrô. A “Balada Literária”, evento criado em 2006 pelo escritor Marcelino Freire, ganha uma versão “mix” e celebra a literatura “sem frescura”. Algumas atrações são gratuitas e outras têm preço bem convidativo: R$ 1, por exemplo, para gays, lésbicas e simpatizantes, que forem conferir as atrações no Cine Olido, e meia-entrada, no Espaço Itaú de Cinema.

 

E foi nesta edição do festival, considerado o maior da América Latina no gênero LGBT, que Os Satyros decidiram estrear seu novo trabalho, o espetáculo “Inferno na Paisagem Belga”, que narra a história dos poetas franceses e amantes Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, dois artistas do século 19, que estão entre os responsáveis por causar uma ruptura no modo de se fazer a arte ocidental.

“Optamos por não interpretar nem Arthur nem Paul, mas todos os loucos que, de alguma maneira, foram influenciados pelos dois. E são tantos! Do rock à literatura, do teatro ao cinema, sempre existe alguma fagulha daqueles dois loucos que viveram uma vida extravagante, há quase 200 anos”, diz Ivam Cabral, co-fundador da companhia, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e que foi convidado para discursar na abertura do evento que, segundo ele, “é quase um milagre. Há 20 anos esbanjando cidadania, educando, apontando caminhos”.

A peça será apresentada hoje (9) e amanhã (10), às 21h, e domingo (11), às 20h, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Vergueiro, tel. 3397-4002). A entrada é gratuita (retirar ingressos no local e horário da apresentação).

Para conferir a programação completa do festival, clique aqui.

 

Serviço

20º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Quando: Até 18 de novembro

Onde: Vários locais de São Paulo

http://www.mixbrasil.org.br

 

Espetáculo: “Inferno na Paisagem Belga”

Quando: Hoje (9) e amanhã (10), às 21h; domingo (11), às 20h

Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Tel.: (11) 3397-4002

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del