InDica | 13

Publicado em: 28/09/2012 |

Londres. Diariamente, 12 pessoas acordam aterrorizadas, sempre pelo mesmo pesadelo. Um jovem chamado John tem uma visão para o futuro delas, de que algo terrível está para acontecer. Esse é o ponto de partida de “13”, peça do premiado dramaturgo britânico Mike Bartlett, que ganhará, amanhã (29), às 17h, uma leitura dramática, em português, na Escola Superior de Artes Célia Helena, em parceria com a Cultura Inglesa.

Com direção de Francisco Medeiros, coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, e tradução de Rodrigo Haddad, a leitura contará com elenco formado por André Blumenschein, Daniela Theller, Dinah Feldman, Elisa Porto, Felipe Schermann, Laerte Mello, Leandro D’Errico, Lucienne Guedes, Márcia de Oliveira, Priscilla Herrerias, Renata Aspesi, entre outros.

Poderosa e Perturbadora
“13” integra a nova safra da produção de Mike Bartlett, dramaturgo residente do National Theatre, em Londres. Após sua estreia em outubro de 2011, no Olivier Theatre, uma das três salas do National, a montagem arrancou elogios rasgados da mídia britânica, inclusive, do sisudo The Guardian, que a classificou como uma “peça poderosa e perturbadora”.

Naquele mesmo ano, Mike Bartlett teve sua primeira peça montada no Brasil: “O Contrato”, apresentada no 15º Cultura Inglesa Festival, sob direção de Zé Henrique de Paula e interpretação de Sergio Mastropasqua e Renata Calmon. Em 2012, sua peça “Earthquakes in London” ganhou uma leitura em inglês, promovida pela Cultura Inglesa.

No épico “13”, um sonho idêntico e assustador assombra 12 londrinos, em meio a uma crise econômica e protestos ineficientes. Enquanto o primeiro-ministro cogita apoiar a guerra americana no Irã, um jovem volta para a casa com uma visão para o futuro.

Coincidências, presságios e visões colidem com a realidade política nesta peça, que integra o ciclo de leitura de textos britânicos inéditos, que ocorre uma vez por mês na Escola Superior de Artes Célia Helena, num trabalho conjunto com a Cultura Inglesa.

“13”
Leitura Dramática