Imersão no teatro de animação

Publicado em: 08/06/2010 |

Os alunos do curso de Difusão Cultural Teatro de Animação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com coordenação de Luiz André Cherubini, participaram de uma imersão de dois dias para a confecção de dois bonecos de manipulação direta no Espaço Sobrevento, localizado no Belenzinho, nos dias 2 e 3 de junho.

“O projeto nasce do interesse manifesto do grupo em aprender e experimentar a confecção desse tipo de bonecos. Para que o projeto fosse mais profundo, fizemos um encontro com o conhecido mágico brasileiro Volckane a quem se destinam os bonecos e que comporá um espetáculo a partir deles. A idéia é experimentar, juntos, um processo real de criação de um espetáculo”, explica Cherubini.

O objetivo do curso é fazer com que os participantes sejam capazes de conhecer e realizar todas as etapas da criação de um espetáculo de animação, da dramaturgia à manipulação, passando por confecção e encenação, estudando, também, a história dessa arte.

“Terminamos essa etapa construindo o protótipo dos bonecos. Após experimentação do que criamos pelo mágico, o processo será retomado com as reais necessidades técnicas, alinhando, dessa forma, a teórica com a prática”, finaliza o coordenador do curso.

Texto e Fotos: Lucas Arantes