Imagens do Teatro

Publicado em: 26/07/2010 |

Bob Sousa sempre diz que “nada é por acaso” e, de fato, sua história mostra que não é. O fotógrafo, que passou muitas noites de sua vida dedicando-se à fotografia de espetáculos teatrais na capital paulista, pelo amor à arte e sem remuneração, agora está a um passo de realizar seu sonho: publicar um livro e produzir uma exposição em homenagem ao teatro, que o acolheu há mais de uma década.

Esses dois trabalhos que o artista prepara, com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, receberam o nome de “Retratos do Teatro”  e tiveram sua última sessão de fotos na Praça Roosevelt, em um restaurante conhecido na região, na última sexta-feira, dia 23 de julho, com as últimas três personagens que faltavam para completar a coletânea de 65 retratos que compõe livro e exposição: Cléo De Páris, Ivam Cabral e Cris Ykonomidis.

“Além de fotografar pessoas que trabalham na coxia, atrás das cortinas, e que são imprescindíveis para o teatro, como é o caso da Cris Ykonomidis, uma assídua espectadora dessa arte, quis que o público conhecesse as pessoas como elas são, fotografando os artistas com pouca produção, como por exemplo, a Bete Coelho na casa dela, ou a Denise Fraga, maquiando-se no camarim”, revela o fotógrafo paulistano.

A atriz Cléo De Páris conta que conheceu o fotógrafo no ínicio de sua carreira na Cia. de Teatro Os Satyros: “Bob fotografou todas as peças em que atuei na Companhia. Ele é ótimo,  tem um olhar fantástico, apaixonado. Ele sempre quis fazer esse trabalho e ficou singular”. Juntos, eles organizaram a última sessão de retratos para o livro.

Ao se deparar com a necessidade de contratar um maquiador, Cléo, que, além de atriz, é coordenadora do Programa Kairós, da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, recebeu a indicação de contratar um aprendiz da Escola. Em 24 horas tudo estava resolvido. “Eu procurava um maquiador e me indicaram o Felipe, liguei para a Cris Ykonomidis e para o Bob, expliquei toda a história e resolvemos tudo em um dia”, explica a atriz.

O aprendiz do Curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro e maquiador Felipe Simões Ramirez foi então contratado para maquiar os três convidados, que, segundo o fotógrafo, fecham o projeto com chave de ouro.

Felipe, que estuda moda no Instituto Europeu de Design (IED) e fez o curso de Maquiagem de Cinema, no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, diz que participar da sessão de fotos com Bob Sousa foi uma das primeiras experiências que teve na área teatral. “Já trabalhei com curtas e longas-metragens e na TV Cultura. Sempre quis ingressar na área e agora vejo boas oportunidades”, afirma. Bob Sousa conta que conheceu Felipe quando fotografou eventos na SP Escola de Teatro e que foi incrivel vê-lo, agora, como profissional.