EN | ES

III Curso de Especialização em Cenografia da UTFPR

Publicado em: 03/02/2015 |

O III Curso de Especialização em Cenografia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, está com inscrições abertas para a turma 2015-2016. O prazo, prorrogado, vai até o dia 23 de fevereiro.

 

As aulas da pós-graduação lato sensu, que é presencial e tem duração média de um ano e meio, acontecem às sextas-feiras à noite e aos sábados, pela manhã e tarde, permitindo, assim, a participação de estudantes de outras cidades.

 

 

O foco do curso é o aprimoramento profissional voltado à criação cenográfica, com ênfase na cenografia teatral. Serão abordadas questões de linguagem teatral, arquitetura, design e artes visuais e reflexões que fundamentem os processos criativos e artísticos. O curso visa também ao desenvolvimento de artigos científicos em temas relacionados à cenografia e ao espaço teatral.

 

Algumas disciplinas são: História da Cenografia e do Lugar Teatral, Fundamentos da Cenografia, A Modernização Teatral e a Cena Contemporânea, História das Artes Visuais, Cenografia para TV, Composição Visual em Cenografia, Processos de Criação e Ateliê de Materiais e Técnicas Cenográficas. 

 

Os interessados no curso devem possuir graduação completa em áreas relacionadas ao campo da cenografia, como Teatro, Arquitetura, Design, Artes Visuais, Educação Artística, Comunicação, Cinema, Publicidade e afins. Caso a formação tenha sido em outras áreas, é recomendável experiência prática em cenografia ou teatro.

 

O processo seletivo consiste de análise dos documentos enviados no ato da inscrição, sem a necessidade de provas de seleção.

 

A primeira turma do curso foi aberta em 2009, a segunda em 2013, e a terceira tem previsão para início deste ano. 

 

Acesse o site da instituição para ler o Edital com todas as informações, datas, valores, programa e procedimentos de inscrição.

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS