II Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento

Publicado em: 21/06/2011 |

Durante uma semana, de 25 de junho a 3 de julho, São Paulo vai sediar a II Semana Internacional de Teatro de Animação, um dos maiores eventos nacionais do gênero, realizado pelo Grupo Sobrevento em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O tema desse ano é “Do Boneco ao Espaço” e a mostra conta com a participação de quatro das mais importantes companhias modernas de teatro de animação do mundo: a Cie. Philippe Genty e a Théâtre Manarf, da França; a Gare Central, da Bélgica; e os Hermanos Oligor, da Espanha. Além destas, a Cia. Mútua, de Santa Catarina, e o próprio Grupo Sobrevento, de São Paulo, também estão entre as atrações.

O objetivo do evento, cujas atividades são gratuitas, é discutir as possibilidades e limitações do boneco e do objeto como centro do teatro de animação, apresentando diferentes pontos de vista tomados por artistas experientes em suas especialidades.

“Acreditamos não só no potencial expressivo, quanto na vitalidade do teatro de animação. Realizar uma mostra como esta é importante para estimular criadores, difundir e integrar nossa arte ao que acontece no mundo e celebrar a nossa crença no encontro que só o teatro é capaz de proporcionar”, diz Luiz André Cherubini, diretor e um dos fundadores do Sobrevento.

Oficina “Coro de Memórias” na SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro vai receber a oficina “Coro de Memórias: Uma Introdução ao Universo de Philippe Genty”, ministrada por Eric de Sarria, ator da Cie. Phillipe Genty desde 1988.

Destinada a jovens criadores nas áreas da dança, artes plásticas, teatro visual e teatro de animação, a oficina pretende estimulá-los a desenvolver suas próprias buscas por meio de princípios como escuta, convicção, impulso, pontos fixos, dissociação, distanciamento, improvisação, memória, relação com o objeto e materiais e ocupação do espaço. A oficina acontece de 25 a 28 de junho, e será ministrada a 15 pessoas que se inscreveram no site do Sobrevento.

“Um curso semelhante a este foi a base da formação do nosso grupo, há quase 25 anos, bem como o foi para muitas outras companhias de teatro de animação do Brasil e de todo o mundo, que para fazê-lo tiveram que ir ao Peru, como nós, à Espanha ou à França. Por isto, esta oportunidade é rara e preciosa. Estamos muito orgulhosos e  entusiasmados”, afirma Cherubini.

Espaço Sobrevento

As demais atrações da II Semana Internacional de Teatro de Animação acontecem no Espaço Sobrevento. Situado na região do Brás, a duas quadras do Metrô Bresser, o local abriga a única sala dedicada ao teatro de animação na cidade.

Nos dias 25 e 26 de junho, às 20h, a Compagnie Gare Central apresenta “Perturbações (Troubles)”. Nessas mesmas datas e com outras duas sessões, agendadas para os dias 28 de junho e 3 de julho, às 22h, o Hermanos Oligor leva ao palco “Las Tribulaciones de Virginia”.

O Sobrevento encena a montagem “A Cortina da Babá” nos dias 27 e 28 de junho, às 20h, destinada ao público infantil. “Um Príncipe Chamado Exupéry”, da catarinense Cia. Mútua, tem sua vez no dia 26, com apresentações às 14h, 16h, 18h e 20h.

Para finalizar, nos dias 30 de junho e 1º de julho, às 20h, a Théâtre Manarf mostra “Pft Fft Fft”, e a Compagnie Philippe Genty apresenta “Zigmund Follies” nos dias 2 e 3 de julho, às 15h e 20h.

“Não queremos fazer da mostra um apanhado de espetáculos variados, mas apontar os novos e diferentes caminhos que o Teatro de Animação vem trilhando mundo afora e que o coloca na vanguarda das expressões artísticas contemporâneas”, observa Sandra Vargas, diretora e cofundadora do Sobrevento.

II Semana Internacional de Teatro de Animação

Quando: 25 de junho a 3 de julho

Onde: Espaço Sobrevento

Rua Coronel Albino Bairão, 42 (próximo ao Metrô Bresser-Mooca)