Hoje É Dia de Parada Gay, Bebê!

Publicado em: 02/06/2013 |

Mapa do trajeto da Parada Gay deste ano, em São Paulo (Foto: Reprodução)

Nem a chuva que cai na manhã deste domingo (2) está sendo capaz de tirar o brilho (e bota brilho nisso!) da festa que promete ser a 17ª Parada Gay de São Paulo.

Com saída da Avenida Paulista, prevista para as 12h, neste ano, o evento traz como tema “Para o armário nunca mais! União e Conscientização na luta contra a homofobia”. O objetivo dos organizadores é defender a causa contra possíveis retrocessos nos direitos já conquistados pela comunidade GLBT. A manifestação contra figuras públicas que de alguma forma se posicionaram contra os homossexuais será feita no último dos 17 trios elétricos a desfilar pela Avenida Paulista.

A quem for se aventurar pela Parada, os organizadores recomendam não levar a carteira, apenas algum dinheiro, e um documento de identidade. E olho-vivo no celular, que é o objeto mais cobiçado em eventos que reúnem multidões. Ah, com a chuva, opte por capas de chuva, no lugar dos tradicionais guarda-chuvas, que podem provocar acidentes.

Neste ano, a Polícia Militar anunciou que aumentou em 50% o efetivo de policiais que fará a segurança da parada: de 1.200 PMs no ano passado para 1.800 neste ano. Além dos PMs, haverá 1.009 agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) no evento.

O show de encerramento está previsto para as 18h30, na Praça da República, com a cantora Ellen Oléria, vencedora da primeira temporada do reality show The Voice Brasil, da Rede Globo.

Você Sabia?
Neste ano, há cerca de um mês, no dia 3 de maio, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu o 13º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, outorgado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), na categoria Ação Cultural, pelo “exemplar protagonismo para a promoção dos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

Dentre os fatores que levaram a Escola a receber o troféu Joinha, estão a realização da 1ª edição da SP TransVisão – Semana da Visibilidade Trans, no início deste ano, e a contratação de travestis e transexuais para o cargo de recepcionistas da Escola.

Clique aqui para saber como foi a festa de entrega do prêmio, no Theatro São Pedro, na Barra Funda, em São Paulo.

Texto: Majô Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024