Grupo Ponto de Partida recebe inscrições para residência online até sábado (4)

Publicado em: 03/07/2020 |

Um dos principais grupos de teatro de Minas Gerais, o Grupo Ponto de Partida tem 40 anos de atuação. Nesta pandemia, ele oferece a atores e atrizes uma Residência Artística online.

Com sede em Barbacena, no sul de Minas, o grupo já se apresentou na África, na Europa e em países da América Latina como o Uruguai.

A residência terá a duração de 10 semanas e funcionará com a metodologia de tutoria desenvolvida pelo Ponto de Partida com encontros digitais no Zoom.

Os residentes serão divididos em 4 pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com uma dupla de atores do Ponto de Partida (os tutores) durante duas semanas e, ao fim de cada quinzena, os grupos trocam de tutores. Assim, ao final das 10 semanas, os participantes terão trabalhado, diretamente, com todos os atores da companhia.

Semanalmente, às sextas-feiras, acontecerão encontros de trabalho, de 2 horas, com os músicos e arranjadores Pablo Bertola e Pitágoras Silveira, do Ponto de Partida.

Além dos tutores, os selecionados terão acompanhamento da diretora Regina Bertola e orientações da equipe técnica do grupo: Babaya (voz), Suely Machado (corpo),Tereza Bruzzi e Alexandre Rousset (figurino e espaço cênico).

Também fazem parte do programa conversas coletivas sobre a história do grupo, seu modelo de gestão e produção, princípios de iluminação teatral e uma visita virtual à Estação Ponto de Partida, sede do grupo em Barbacena.

A cada semana, os residentes e o público interessado terão encontros, ao vivo, com um convidado especial, através do Instagram do grupo. Participam os artistas Aderbal Freire Filho, Cacá Carvalho, Ronaldo Fraga, Silvero Pereira, Tião Rocha, Babaya, Suely Machado, Wagner Moreira, Alexandre Rousset, Tereza Bruzzi e Regina Bertola.

As inscrições vão até 23h59 de 4 de julho de 2020 no site do grupo.

Confira, abaixo, os detalhes:

PRÉ-REQUISITOS

– Querer muito.

– Ser uma atriz ou um ator com ganas de enfrentar os “deslimites” da sua humanidade. Que esteja disposto a se exercitar para tomar posse dos signos e dos significados, da palavra, do canto, da voz, do gesto, do espaço, da luz, da encenação, da dramaturgia, da produção, da sua relação com o público.

– Que se reconheça cidadão planetário, comprometido com seu tempo, sua gente, seu território, mas com a coragem e a loucura suficientes para habitar o encantado e saltar, asas abertas, por sobre os sonhos.

– Ter experiência como atriz/ator

– Ser maior de 18 anos.

CONDIÇÕES

– A residência é gratuita.

– Os inscritos devem ter total disponibilidade para as datas e horários previstos.

– É compromisso do selecionado comparecer a todos os encontros online.

VAGAS

O Ponto de Partida oferecerá 12 vagas para atrizes e atores, com endereço em qualquer parte do mundo, desde que falem português.

DATAS E HORÁRIOS DAS ATIVIDADES

A Residência Artística acontecerá de 20 de julho a 25 de setembro de 2020.

Os encontros e exercícios dos residentes com o Ponto de Partida acontecerão de segunda a sexta, de 14h às 16h, via plataforma Zoom.

Os encontros ao vivo, com os convidados especiais, também abertos ao público, acontecerão todas as terças, às 20h, no @pontodepartida.

Não haverá programação aos sábados e domingos.

PARA PARTICIPAR

– Preencha, com cuidado, a ficha de inscrição. E responda, pra valer, as perguntas do questionário em anexo.

– Anexe no campo “link para o video texto” um vídeo simples, caseiro, interpretando um texto de sua escolha, gravado especialmente para essa seleção, com duração máxima de 2 min.

– Anexe no campo “link para vídeo música” um vídeo simples, caseiro, cantando uma música que goste, gravada especialmente para essa seleção.

– Em respeito aos protocolos de saúde e distanciamento social, você deve cantar à capela ou com playback ou se acompanhar ou ser acompanhado por um instrumentista que more com você.

– Os vídeos devem ser gravados sem edição e devem ser postados nas plataformas YouTube ou Vimeo, em modo público ou não listado e sem senha de acesso.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita por uma Comissão formada por atores, músicos e a direção artística do Ponto de Partida.

Habitualmente, o Ponto faria a seleção em alguns dias, com encontros presenciais e tempo para conversas e abraços.

Devido às circunstâncias, a avaliação será feita apenas pela ficha de inscrição e pelos vídeos. Portanto, seja o mais transparente possível. Solte-se! Divirta-se em suas performances!

Se a comissão julgar necessário, poderá haver uma pré-seleção e uma segunda chamada.

Os critérios da seleção são de inteira responsabilidade do Ponto de Partida.

RESULTADO

A lista dos selecionados será divulgada no dia 9 de julho, no site www.grupopontodepartida.com.br e em nossas redes sociais.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo” traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro UOL