Grupo Ponto de Partida é tema de Bate-Papo Online

Publicado em: 02/06/2011 |

O Teatro fora do eixo Rio-São Paulo e a trajetória do Grupo Ponto de Partida, de Barbacena, Minas Gerais, são os temas discutidos no Bate-Papo Online dessa semana, com participação da diretora artística do grupo, Regina Bertola. A conversa virtual será realizada na quinta-feira (02/06), às 16h, aqui no Portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Além de diretora do Ponto de Partida, Regina também é uma das fundadoras do grupo, junto com Ivanée Bertola, Lourdes Araújo e Ana Alice Souza, entre outros. Portanto, ninguém melhor do que ela para falar sobre os 30 anos de história do coletivo, que se revela como uma das maiores expressões teatrais fora do eixo Rio-São Paulo. Na conversa, a artista também fala sobre o cenário teatral de Minas Gerais.

Depois de se formar em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a convidada deixou sua vocação artística falar mais alto: fez cursos de dança contemporânea, interpretação, expressão para palco, iluminação, música, ritmo e voz.

Hoje, em seu currículo, estão adaptações para teatro de obras de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Guimarães Rosa e outros. Regina trabalhou também com roteiro e direção de uma série de espetáculos, dentre os quais: “Grande Sertão Veredas”, “Os Saltimbancos”, “Roda que Rola” e “O Beco – A Ópera do Lixo”.

A experiência da diretora não pára por aí. Dirigiu e atuou nos CDs “Roda que Rola” e “Estação XV”, nos DVDs “Ser Minas Tão Gerais” e “Prá Nhá Terra”, e na cerimônia do lançamento da nova marca da Vale, em 2007. Também é responsável pela fundação da Bituca: Universidade de Música Popular e do coral Meninos de Araçuaí, além de dirigir cursos e oficinas de teatro no Brasil, Angola, Portugal e Uruguai.

Você é nosso convidado para acompanhar e participar dessa conversa. Basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat. Semanalmente, a SP Escola de Teatro apresenta um convidade de destaque no teatro nacional. Você vai ficar de fora dessa? Participe!

Bate-Papo Online com Regina Bertola

Tema: “Teatro de Fora do Eixo – Grupo Ponto de Partida”

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat

Quando: Quinta-feira (31/03), das 16h às 17h