Grupo Giramundo faz teatro de bonecos “A Bela Adormecida” em live digital

Publicado em: 11/08/2020

Uma das principais companhias de teatro de bonecos e objetos do mundo, o mineiro Grupo Giramundo celebra seus 50 anos de forma digital, com espetáculos sendo transmitido por meio de live no YouTube.

Nesta terça (11), às 19h, o grupo criado por Alvaro Apocalypse (1937-2013) encena sua montagem “A Bela Adormecida”. A sessão faz parte da Mostra Giramundo 50 Anos. A transmissão será feita direto do canal do YouTube do Cine Theatro Brasil.

Espetáculo “A Bela Adormecida”, do Grupo Giramundo. Foto: @grupogiramundo/ Facebook

No mesmo canal também é possível assistir de graça a outro espetáculo clássico do Giramundo que já encantou diversas gerações: Pedro e o Lobo.

O Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 36 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos.

A atenção plástica e o cuidado técnico na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira, proporcionaram reconhecimento nacional e internacional ao Giramundo, colocando-o na história do Teatro Brasileiro.

Durante os anos 2000, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

 

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).




Relacionadas:

Notícias | 26/ 10/ 2021

Maria Bonomi apresenta obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia de Covid-19

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 10/ 2021

Série Grandes Atrizes: Zezé Motta

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 10/ 2021

Conheça o ID Jovem: projeto que permite a jovens de baixa renda viagens gratuitas pelo Brasil

SAIBA MAIS