EN | ES

Grupo de jovens da Fundação CASA visita as duas sedes da SP Escola de Teatro

Publicado em: 28/07/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida dos jovens da Fundação CASA na sede Brás da SP Escola de Teatro

Grupo de jovens da Fundação CASA visita as duas sedes da SP Escola de Teatro e assiste experimentos cênicos | Foto: Ana de Castro/ADAAP

A SP Escola de Teatro recebeu no dia 10 de julho um grupo de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Juquiá e Topázio, centros socioeducativos da Fundação CASA localizados no Complexo do Brás, na capital paulista.

O foco foi conhecer a instituição, assistir aos experimentos cênicos dos estudantes do final do semestre e participar de uma roda de conversa após as apresentações.

No último semestre, o Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro realizou oficinas artísticas nos CASAs Juquiá e Topázio. Semanalmente ocorreram duas oficinas, teatrais e circenses, ministradas pelos estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.

As atividades foram acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte educadora e orientadora responsável pelas atividades.

“A apreciação artística pode fazer parte de todo processo pedagógico em artes e considero parte fundamental tanto para ampliação de repertório como para despertar a apreciação, o exercício de comunicar o que gostamos, o que não gostamos e verbalizar os motivos. A saída de jovens da Fundação CASA para assistir os experimentos da SP Escola de Teatro envolveu outros elementos, como o estreitar de um vínculo construído ao longo de 10 encontros tanto com as e os aprendizes da SP, como com a própria instituição. Os jovens puderam conhecer o espaço de que tanto falamos ao longo das oficinas e dar concretude ao que fizemos. Além disso, entrar e sair todas as semanas das unidades da Fundação CASA moveu o desejo de que eles pudessem também sair daquele espaço, mudar as paisagens e respirar ares diferentes que permitem arejar as ideias”, relata Diane Boda.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas foram: Zeferina (Atuação), Cesar Divino (Humor), Manuel Victor (Dramaturgia), Filipe Peixoto, vulgo Samurai, (Direção), Eluizio Felix (Humor), Dandara Ferreira dos Santos (Atuação), Diego Looman (Humor), Evelyn Heloisa (Atuação) e Lucas Guilherme dos Santos (Direção).

“No CASA Topázio, acompanhei o grupo de 20 adolescentes que participou das oficinas de arte cultura proporcionadas pela equipe da SP Escola de Teatro. Para a visita, escolhemos oito jovens para conhecerem as duas sedes da Escola. Foi um dia muito interessante para eles, pois nunca tinham assistido a uma peça teatral. Depois da visita, pude ver a emoção e alegria no olhar deles. Esses momentos são de muita importância para esses adolescentes, pois, muitas vezes, é a única ocasião em que eles conseguem ter contato com esse tipo de arte. Para mim também foi muito gratificante acompanhá-los”, conta Maria da Luz Pereira de Carvalho, pedagoga do CASA Topázio que acompanhou a visitação.

+ Confira como foi a performance itinerante realizada pelos estudantes da SP Escola de Teatro

Confira as fotos:

Fotos: Ana de Castro/ADAAP




Relacionadas:

Notícias | 24/ 06/ 2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, realiza oficinas para jovens da Fundação CASA Rio Tâmisa

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

Espetáculo “2 Palitos” entra em cartaz em julho na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS