Gilberto Gawronski fala sobre o Teatro Contemporâneo no Bate-Papo Online

Publicado em: 06/07/2011 |

O teatro contemporâneo é o tema do Bate-Papo Online desta semana, que conta com a participação de Gilberto Gawronski. O debate, promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, vai ser realizado na quinta-feira (07/07), das 16h às 17h, aqui no Portal da Escola.

O ator e diretor gaúcho vai abordar a presença do texto em uma escrita atual da cena, enfocando na existência da transposição para o palco de uma dramaturgia desenvolvida no nosso tempo. Relata também sua experiência com propostas cênicas para montagens de autores como Caio Fernando Abreu, Bernard Marie Koltès, Lautaro Vilo e Daniela Pereira de Carvalho.

Gawronski formou-se na área de atuação em 1986, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), e em 1990 já recebeu o Prêmio Mambembe de melhor ator. No mesmo ano, trabalhou como assistente de direção de Luís Antônio Martinez Corrêa, em “Theatro Musical Brazileiro”, e de Naum Alves de Souza, em “Cenas de Outono”, de Mishima.

O texto “Dama da noite”, de Caio Fernando Abreu, encenado por Gawronski em 1989, e que em 1996 teve uma nova versão, lhe rendeu, em 1998, o Prêmio Sharp de melhor direção. Já em 1995, na França, trabalhou com Jean-Louis Martinelli, diretor do Teatro Nacional de Estrasburgo, retornando ao Brasil no ano seguinte. Em sua volta, com “Na Solidão dos Campos de Algodão”, de Bernard-Marie Koltés, montagem que dirigiu e na qual também atuou, ganhou o Prêmio Mambembe de melhor espetáculo.

Gawronski também teve participações no teatro infantil, sendo bastante premiado pela direção de obras de Christian Andersen, além de ter atuado ao lado de Raul Cortez na montagem de “Rei Lear”, dirigida por Ron Daniels em 2000, e dirigido o espetáculo “De Caso com a Vida”, de Paul Rudnick, em 2001.

Já em 2003, se arriscou no cenário e figurino para o espetáculo “Divinas”. No mesmo ano, além de dirigir, também fez a dramaturgia do espetáculo de teatro-dança “Sertão”, que levou o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Dança em 2006. Atualmente, ministra aulas de arte dramática na Casa da Gávea, na Faculdade da Cidade e na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL)

Veja como é fácil acompanhar o Bate-Papo Online: basta ter uma conexão com a internet e acessar www.spescoladeteatro.com.br/chat na data e horário marcados. Não perca!

Bate-Papo Online com Gilberto Gawronski

Tema: Teatro Contemporâneo