Gente de Teatro

Publicado em: 08/10/2010 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco encontra-se em uma etapa pedagógica chamada Experimento – onde os aprendizes “experimentam” na prática o que aprenderam na etapa anterior, no Processo – e, talvez contagiados por esse momento, surge um novo projeto, o Gente de Teatro.

O nome vem de uma expressão muito usada por pessoas do meio que quando questionadas sobre como estava tal lugar ou festa, repondem: “estava cheio de gente de teatro”. Assim como o Experimento na Pedagogia, o Gente de Teatro também será feito em caráter experimental.

O projeto pretende resgatar algumas histórias de Gente de Teatro, a ideia principal é de se fazer um programa de entrevistas com essas pessoas ligadas à area, desde o pipoqueiro que há anos trabalha na frente de um teatro até uma personalidade muito reconhecida.

O primeiro programa será gravado neste sábado (09), às 14h, na sede provisória da SP Escola de Teatro e contará com a presença de Rodolfo García Vázquez, um dos fundadores da Cia. de Teatro Os Satyros e coordenador do curso de Atuação da Escola, como primeiro entrevistado.

Nesta primeira fase, o objetivo é gravar uma série-piloto de três programas, que serão editados e veiculados neste site ainda no ano de 2010.

Importante reforçar que toda a execução e produção são feitas pelos aprendizes e que sem essa participação seria impossível colocar em prática este projeto.

Rodolfo García Vázquez

Diretor e dramaturgo, fundou em 1989, juntamente com Ivam Cabral, a Cia. de Teatro Os Satyros. Recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro, como Shell, APCA e Qualidade Brasil. Dirigiu trabalhos em vários países europeus. De 1997 a 2005 foi o diretor artístico do projeto Instant Acts, da instituição alemã Interkunst. Escreveu os textos “Transex”, “Kaspar ou a Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de sua Casca de Noz” e “A Proposta”, entre outros. Do alemão, traduziu “Inocência”, de Dea Loher. Sua produção teatral é constante na cena paulistana, desde o início dos anos 2000. À frente de Os Satyros, teve atuação fundamental na revitalização da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás – São Paulo/SP