Garantindo o Sustento

Publicado em: 09/03/2011 |

De acordo com o Dicionário Houaiss, sustento é o ato ou efeito de manter-se e alimentar-se para continuar vivo e gozando de boa saúde. Em sentido figurado também pode representar alimento espiritual.

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco acredita que, com pequenas ações, é possível contribuir para o sustento de muitos. Deste modo, apoia e incentiva a reciclagem. Assim, desde o início do fevereiro de 2010, instalou 10 containers com lixeiras para lata, plástico, papel e vidro em todo a sua sede provisória, disponíveis somente para uso dos aprendizes, funcionários e freqüentadores da Escola.

Todas as quintas-feiras, a Cooperativa Central Tietê, realizará a coleta do material reciclável. Fundada há seis anos, a Cooperativa Central Tietê atua na região do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo e, atualmente, conta com 76 cooperados, responsáveis pela coleta de mais de 100 toneladas mensais de materiais recicláveis, comercializadas junto às empresas recicladoras.

A renda obtida com essa venda é distribuída igualmente entre todos os cooperados e representa o sustento de dezenas de famílias. O sucesso do modelo de sustentabilidade a partir do lixo urbano se deve ao fato de que cada integrante da cooperativa é um agente promotor da coleta seletiva e da reciclagem, promovendo ganhos e melhorias ao meio ambiente urbano.

Para um material passar por processo de reciclagem é imprescindível que ele não esteja contaminado por umidade, decomposição ou muita sujeira. Papéis sanitários, plastificados, metalizados, parafinados, além de copos descartáveis de papel, papel carbono, fotografias, papel vegetal e etiquetas adesivas são materiais que não podem ser reciclados. Assim, as lixeiras destinadas à reciclagem de papéis, só devem receber materiais como caixas de papelão, jornal, revistas, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papéis timbrados, cartões e papel de fax.