Gabriel Cândido, artista parceiro da SP, apresenta espetáculo Rastro, sobre a ancestralidade negra presente em sua família

Publicado em: 30/08/2022 |

As lacunas de memórias sobre a história dos seus antepassados, bem como a ancestralidade negra presente em sua família, foram a inspiração para Gabriel Cândido criar a performance e a instalação Rastros, que desde o final de julho iniciou um ciclo de apresentações públicas em espaços culturais da cidade de São Paulo. Ele é artista egresso de atuação da SP Escola de Teatro e em 2021 trabalhou como artista convidado da instituição.

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

Em sua pesquisa, o performer relacionou os trajetos de origem das suas bisavós e dos seus bisavôs até a região do grande ABC e da própria capital paulista com os processos de industrialização da metrópole, e a busca por oportunidades de trabalho, moradia e ascensão socioeconômica.

Atrelado ao passado e ao presente da população brasileira, o café e o açúcar são utilizados na obra como elementos poéticos para criar reflexões sobre as mãos de obra que construíram a sociedade brasileira. Ao mesmo tempo, as trajetórias de tais elementos evocam relações de afetivas na atualidade, desta forma, provocando fricções nas memórias.

“Durante a ação, o desafio é criar um acontecimento artístico, traduzir no corpo e na criação de imagens essas possibilidades de leituras para criar aproximações e distanciamentos sobre essas relações com o café, o açúcar e os demais elementos presentes no trabalho e de alguma forma sobrepô-las às lacunas de memórias sobre os meus antepassados, uma vez que é uma realidade da população negra no Brasil por conta dos processos e sequelas da colonização escravista”, comenta Candido.

Gabriel Cândido. Foto: Jerê Nunes

A performance e instalação “Rastros” fazem parte do projeto Repertórios Sobre Vivências, que existe desde 2019 e utiliza procedimentos do teatro, audiovisual e artes visuais para a pesquisa e criação de performances que tem como conteúdo as relações da ancestralidade negra a partir da memória e dos processos históricos do Brasil.

As próximas apresentações acontecem nesta terça-feira, 30, no Centro Cultural da Juventude – CCJ, às 15h, e no Tendal da Lapa, na próxima sexta, 9/09, às 20h. O espetáculo é gratuito.

Rastros

Ficha técnica:

Idealização, produção e concepção artística: Gabriel Cândido.

Direção de arte: Glenda Nicácio.

Produção executiva: Kauanda.

Projeto gráfico: Aline Mor.

Registro audiovisual: Jerê Nunes.

Apoio técnico e contrarregragem: Bongô e Nina Ferreira.

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024