Começou hoje (17), III Encontro de Escolas Técnicas do Espetáculo ao Vivo (Acerca), organizado pelo Centro Cultural da Espanha (CCE_SP), com apoio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e co-realização do Centro de Tecnologia do Espectáculo de Madrid.
Este seminário, com comitivas vindas do Brasil, Uruguai, Argentina e Espanha, é voltado, exclusivamente, a professores e responsáveis de escolas ou centros de formação com atividades relacionadas à formação de técnicos de espetáculos, como caracterização, construção de cenários, iluminação, maquinaria cênica, produção e gestão, contrarregragem e vestuário.
O encontro deu início a uma série de reuniões em busca da consolidação de uma rede iberoamericana de escolas técnicas, cujo intuito é intercambiar experiências docentes em distintos países. Entre os inúmeros artistas e pesquisadores que participam do debate estão Raul Teixeira, coordenador do curso de Sonoplastia da Escola; Grissel Piguillen, formadora de Iluminação; além de Igor Martins e Viviane Ramos, artista residente e formadora de Técnicas de Palco, respectivamente.
“Neste primeiro encontro, todos os convidados falaram um pouco sobre o seu processo de formação que culminou na prática teatral. Depois das apresentações, encaminhamos discussões e questões relacionadas ao ensino e aprendizagem”, explica Igor Martins.
Para o artista residente, aproximar-se dos colegas e de suas experiências como artistas e docentes para, então, criar uma rede de informações é o mais interessantes da proposta. “O nome do seminário (Acerca) já diz tudo. Viemos aqui justamente para nos ‘cercar’ de conhecimento, nos aproximando do outro, do trabalho de profissionais que têm muito a acrescentar nessa discussão”, conclui.
Amanhã (18), mais uma comitiva vinda da Colômbia também vai se integrar à equipe de pensadores e pesquisadores do III Encontro de Escolas Técnicas do Espetáculo ao Vivo, que se encerra na sexta-feira (21).
Texto: Renata Forato