Festival Internacional de Circo estreia em SP com mais de 40 atrações gratuitas

Publicado em: 09/04/2018 |

“Cordas Nupciais”, mistura de teatro e acrobacias do Circo Pitanga (que surgiu no Rio de Janeiro e tem sede na Bélgica), é apresentado no sábado (14). Foto: David Smith/Divulgação

JONAS LÍRIO

A partir desta quarta-feira (11), a magia do circo chega a São Paulo com as mais de 40 atrações gratuitas da primeira edição do Festival Internacional de Circo (FIC). Artistas de países como Bélgica, Itália, Argentina e Brasil se encontram no Centro Esportivo Tietê, zona norte da capital, até domingo (15), em uma estrutura montada especialmente para o evento.

Para receber o FIC, três lonas, dois palcos e uma praça de alimentação formam a Cidade do Circo, localizada a 300 metros da Estação Armênia, na Linha Azul do Metrô. “O objetivo do festival é dar mais visibilidade aos artistas da cidade, porque quem frequenta eventos assim sabe do potencial que existe aqui,” diz o ator Hugo Possolo, diretor geral do festival.

Um dos fundadores do grupo Parlapatões e coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, Possolo é presidente da Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo, que realiza o festival em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. “Para o público, essa é uma oportunidade de ver a qualidade dos artistas de São Paulo e de outras regiões também, tudo de graça”.

A programação do FIC tem início na quarta (11), às 20h, com a Mostra Competitiva, em que malabaristas, mágicos e acrobatas competem pelos prêmios de melhor número de pista e melhor número aéreo. Dos mais de 600 inscritos, apenas 12 foram selecionados para a competição. Além deles, a abertura do festival recebe apresentações de mais dois convidados: o malabarista peruano Aldo Villacorta Leon e os palhaços da Turma do Biribinha (Alagoas).

Números aéreos, acrobacia, equilíbrio e magia estão no espetáculo do Circo Zanni, apresentado no sábado (14). Foto: Carlos Gueller/Divulgação.

Outros destaques incluem o show de malabarismo cômico da italiana Compagnia Bellavita, na quinta (12), e o espetáculo “InversUs”, da Cia. Éos, de Sorocaba, na sexta (13). O Circo Pitanga, que surgiu no Rio de Janeiro e tem sede na Bélgica, apresenta “Cordas Nupciais”, mistura de teatro e acrobacias, no sábado (14). No domingo (15), quem encerra o festival é a Cia. Tato Villanueva, da Argentina. A programação completa está disponível aqui e no Facebook e Instagram do Festival Internacional de Circo.

Segundo Hugo Possolo, a ideia do festival é, além de destacar artistas circenses nacionais e internacionais, estimular a cena de circo em São Paulo. “Assim como a visibilidade, a troca entre esses artistas também é importante. A Mostra Competitiva serve como incentivo à qualificação dos artistas e números, tanto do ponto de vista técnico quanto estético”.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador