Festival de Cinema de Gramado anuncia formato multiplataforma

Publicado em: 21/08/2020 |

O 48º Festival de Gramado anunciou os longas e homenageados em 2020, quando será realizado em formato multiplataforma, de 18 a 26 de setembro, tendo como parceiro o Canal Brasil.

De acordo com a organização de Gramado, este ano, 146 longas-metragens brasileiros (LMB) e 93 estrangeiros (LME) participaram da seleção. São Paulo, Rio de Janeiro e  Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente.

Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

“Manter a realização do evento e essa janela aberta para o mundo é, sobretudo, um compromisso que há 48 anos mantemos com o setor audiovisual. E como sempre podemos tirar o melhor das situações adversas, não podemos deixar de comemorar o alcance extraordinário que o Festival de Cinema de Gramado terá a partir da exibição pela televisão e por streaming. Esta já é uma edição histórica”, diz Rafael Carniel, presidente da Gramadotur.

O anúncio do novo formato contou com presenças físicas do curador Marcos Santuario e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, e com a participação virtual dos curadores Pedro Bial e Soledad Villamil, além do apresentador do Festival e jornalista Roger Lerina.

A atriz brasileira Denise Fraga será a homenageada com o Troféu Cidade de Gramado e o ator uruguaio César Troncoso com o Troféu Kikito de Cristal. Eles se unem ao ator Marco Nanini, escolhido para o Oscarito, e a diretora Laís Bodanzky, que será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin. Saiba mais detalhes no site oficial.

Veja, a seguir, os longas concorrentes:

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS (LMB)

105’ – Drama
Direção: Rodrigo Bellott

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro