‘Festival de Cenas Curtas’ do Galpão Cine Horto

Publicado em: 20/06/2013

Seguem abertas até quarta-feira (26), as inscrições para a 14ª edição do “Festival de Cenas Curtas”, promovido pelo Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, de Minas Gerais. As propostas de cenas de até 15 minutos selecionadas para compor a programação serão divulgadas em 9 de agosto. A comissão julgadora será formada por membros da equipe do Galpão Cine Horto, do Grupo Galpão e por artistas convidados. O evento acontecerá de 25 a 29 de setembro, e as cenas mais votadas pelo público se reapresentarão no centro cultural, de 3 a 6 de outubro.
 
Evento que se tornou referência de experimentação no cenário cultural de Belo Horizonte, o Festival de Cenas Curtas já foi espaço de criação para importantes grupos mineiros de renome nacional, como o Espanca! e o Luna Lunera e, há alguns anos, mantém diálogo com outros festivais pelo Brasil, criados sob influência de seu formato, como a “Mostra Cena Breve” (Curitiba/PR), “Festival Dulcina de Cenas Curtas” (Brasília/DF) e o “Festival Breves Cenas” (Manaus/AM). Neste ano, o festival assume um caráter comemorativo, celebrando os 15 anos de atividades do centro cultural e apresentando novidades em sua programação.
 
Sobre o festival
O Cenas Curtas teve sua primeira edição realizada em 2000 e tem como objetivos estimular a criatividade, reunir artistas, revelar talentos e proporcionar ao público o acesso a uma ampla diversidade de linguagens teatrais. A seleção das cenas é feita por uma comissão julgadora, composta por integrantes da equipe do Galpão Cine Horto, do Grupo Galpão e especialistas convidados, que adotam como critério principal o trabalho de pesquisa e investigação teatral presente nas propostas.
 
Anualmente, 16 propostas de cenas curtas são selecionadas e, para cada uma, é concedido auxílio-montagem. O festival tem duração de cinco dias, durante os quais o público presente elege as melhores cenas de cada noite. Estas, somadas a uma quinta cena eleita por uma comissão de artistas, compõem a “Temporada das Mais Votadas”, curta temporada de reapresentações no Galpão Cine Horto.
 
Integrando a programação comemorativa dos 15 anos do Galpão Cine Horto, a 14ª edição do “Festival de Cenas Curtas” apresenta novidades em seu formato. Para celebrar tantos encontros que transformaram a história do centro cultural, grupos de renome nacional e que possuem fortes laços com a casa foram convidados a montar uma cena curta para a abertura de cada noite de apresentação. Participarão como convidados os grupos Armazém Cia. de Teatro (RJ), Cia. Brasileira de Teatro (PR), Clowns de Shakespeare (RN) e Grupo Espanca! (MG), que já estiveram em outros projetos desenvolvidos pelo centro cultural, como edições anteriores do “Festival de Cenas Curtas”, o “Galpão Convida” e o “Sabadão”. 
 
A 14ª edição do “Festival de Cenas Curtas” também contará com os já tradicionais debates d’ “O Dia Seguinte”, pontos de encontro e festa de encerramento. Sob coordenação do blog de crítica teatral Horizonte da Cena, mantido pelas jornalistas Luciana Romagnoli e Soraya Belusi, a seção “No Calor da Cena” se mantém e realiza a cobertura crítica das noites de apresentações.
 
Serviço
Edital: “14º Festival de Cenas Curtas”
Edital para seleção de propostas de cenas de até 15 minutos
Edição comemorativa dos 15 anos do Galpão Cine Horto
Período de inscrição: de 10 de junho a 26 julho
Divulgação das propostas selecionadas: 9 de agosto
 
Edital completo disponível aqui para download.
 
Ficha de inscrição disponível aqui para download.
 
Não serão aceitas inscrições pela internet.
Endereço: Galpão Cine Horto | Festival de Cenas Curtas
Rua Pitangui, 3613 – Horto | CEP: 31030-065 | BH | MG | Brasil
Horário: de segunda a sexta, 9h às 12h e 14h às 20h
As inscrições também poderão ser feitas pelo correio, via Sedex, desde que postadas até 26 de julho
 

 

Texto: Esther Chaya Levenstein