EN | ES

3º CineFestival Internacional de Ecoperformance acontece no Cine Satyros Bijou de 1 a 4 de junho, com 57 filmes

Publicado em: 25/05/2023 |

Imagem colorida da sala do Cine Satyros Bijou

Cine Satyros Bijou: 3º CineFestival Internacional de Ecoperformance acontece de 1 a 4 de junho no cinema da Praça Roosevelt. | Foto: Divulgação

De 1 a 4 de junho, acontece de forma online e também no Cine Satytos Bijou, localizado na Praça Roosevelt, o 3º CineFestival Internacional de Ecoperformance, com a missão transcultural de reunir artistas interdisciplinares que atuam em paisagens naturais, urbanas e virtuais para investigar de forma ecopoética e cinematográfica as tensões de composição e conflito entre meio ambiente, corpo e ancestralidade.

Idealizado e dirigido pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e organizado pela Taanteatro Companhia, a terceira edição do festival recebeu 216 inscrições e sua equipe de curadoria selecionou 57 filmes, entre os quais 13 estreias, com duração limite de 25 minutos, realizados entre 2020 e 2023 por artistas de 28 países.

A programação, constituída pela metade por filmes brasileiros, inclui quatro obras documentais e/ou didáticas apresentadas somente on-line e fora da competição. Realizado anualmente desde 2021, o festival dará continuidade à parceria com o Cine Satyros Bijou e à transmissão on-line pelo canal do YouTube do International Ecoperformance Festival.

O júri internacional do festival – que selecionará três filmes para o prêmio de Melhor Ecoperformance e três filmes para a categoria Menção honrosa – é formado por Cléia Placido, Sônia Paiva, Candelaria Silvestro, Shane Pike e Christoph Winkler.

Entre as novidades dessa edição, destacam-se o Prêmio de Produção, no valor de 5 mil euros, concedido e selecionado pelo projeto Environmental Dance, com sede em Berlin; e o lançamento da Residência de Ecoperformance que contemplará artistas interessada/os na realização de investigações ecoperformativas na sede da Taanteatro Companhia em São Lourenço da Serra, São Paulo. O lançamento ocorrerá no contexto de uma conversa entre artistas e público e acompanhado pela minimostra Expedição Ecoperformance.

Para o diretor de produção do festival Wolfgang Pannek, “os filmes do festival proporcionam em seu conjunto uma viagem audiovisual pelas mais diversas paisagens geográficas e culturais do mundo. A transmissão on-line da programação garante o alcance intercontinental do festival e aproxima de forma criativa, crítica e colaborativa pessoas do mundo inteiro engajadas em questões vitais para toda a humanidade. No entanto, essa aspiração e projeção global, tão necessária às artes brasileiras, é fundamentada pela ação local. A parceria com o Cine Satyros Bijou, iniciada em 2022, não somente consolidou o Festival Internacional de Ecoperformance no calendário cultural de São Paulo mas agrega ao festival uma dimensão ausente do streaming: a cine-experiência compartilhada, tão valorizada pelo público e pelos artistas participantes, numa histórica sala de cinema do Brasil”.

É possível conferir a programação completa no site do evento.




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado em 27 de março

SAIBA MAIS