EN | ES

Festa no Interior

Publicado em: 15/06/2012 |

Para anotar na agenda: mais de 40 espetáculos vão movimentar o cenário teatral do interior paulista, na primeira quinzena de julho, quando acontecerá, entre os dias 4 e 14, a 12ª edição do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o FIT 2012.

Com uma programação composta por 10 produções internacionais, nove nacionais adultas, seis de rua, cinco infantis e 10 peças da própria cidade, o evento tem como premissa verificar o movimento entre a expressão pessoal, originada no terreno da individualidade, e a expressão do coletivo, vinda do campo dos interesses em comum. Ao fazer a seleção das montagens, a curadoria procurou questionar a forma como a sociabilidade atual é levada para a cena.

 

“I Am America”, uma das montagens que se apresentam no Festival (Foto: Stephanie Cheron Cielecki)

 

O espaço utilizado vai variar conforme a natureza do espetáculo. Dessa forma, em uma tentativa de aproximação entre o público e o artista, não apenas teatros, mas ruas, praças e locais alternativos receberão as encenações, intervenções e performances. Somados todos os espetáculos, esta edição contará com 118 apresentações.

Os ingressos para o FIT vão começar a ser vendidos no dia 23 de junho, a partir das 11h, e podem ser adquiridos na Central de Ingressos, localizada no Sesc Rio Preto, ou pela internet, no site oficial do evento. Quem mora na Capital ou em outras cidades do interior de São Paulo também poderá comprar o seu ingresso nas demais unidades do Sesc do Estado.

O Festival conta, ainda, com várias peças gratuitas. Incluem-se nessa lista todos os espetáculos de rua e outras 16 montagens (todas as locais, infantis e uma das internacionais). Para esses, os ingressos serão retirados no local da apresentação, uma hora antes de seu início.

Atividades formativas
Além dos espetáculos, a programação do FIT 2012 também trará uma série de atividades formativas. Serão debates, videoconferências, workshops, exibições de filme, lançamentos de livros, exercícios corporais e intervenções artísticas, que acontecem em vários lugares da cidade.

As atividades formativas são divididas em três segmentos. O primeiro é “Identidades e Alteridades”, composto por uma mesa de debates, uma exibição de filme com comentários e uma videoconferência, a fim de articular conhecimentos e possibilitar a explanação de diversos pontos de vista. No segundo, que leva o nome “Dentro/Fora”, serão oferecidos workshops e manifestações cênicas híbridas como, por exemplo, uma palestra-espetáculo. O terceiro e último segmento se chama “Atos Performativos”, e consiste na realização de diversas intervenções artísticas pela cidade.

Confira aqui todas as informações sobre o FIT 2012.

Serviço
Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto 2012
Quando: De 4 a 14 de julho
Onde: São José do Rio Preto
Informações: www.festivalriopreto.com.br

 

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS