EN | ES

Fernanda Stefanski estreia “Véspera” no Teatro Arthur Azevedo

Publicado em: 26/03/2024 |

Espetáculo nasce do encontro entre as personagens G.H., de Clarice Lispector, e Ofélia, de William Shakespeare. Crédito: Ligia Jardim

Espetáculo nasce do encontro entre as personagens G.H., de Clarice Lispector, e Ofélia, de William Shakespeare. |Foto: Ligia Jardim

Duas potentes personagens femininas de universos, épocas e contextos completamente diferentes inspiram a criação do solo inédito “Véspera”, escrito, dirigido e estrelado por Fernanda Stefanski. O espetáculo estreia no dia 12 de abril, no Teatro Arthur Azevedo, onde segue em cartaz até o dia 28 do mesmo mês, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.

O texto nasceu a partir do encontro entre as personagens G.H., extraída do romance “A Paixão Segundo G.H.”, da autora brasileira Clarice Lispector (1920-1977), e Ofélia, criada pelo bardo inglês William Shakespeare (1564-1616) na peça “Hamlet”. A ideia é propor um mergulho na psique feminina, cruzando as trajetórias de duas personagens icônicas, em uma investigação sobre loucura, identidade e liberdade.

A ação de “Véspera” é o percurso de transformação existencial de Ofélia, uma mulher que, a partir do término de uma relação amorosa, mergulha em uma aventura de reconstrução de seu passado e de sua história. Ao sofrer uma metamorfose de si mesma, Ofélia perde a sua concepção de mundo – a maneira como ela se conhecia até então – para conquistar a ressignificação de sua existência.

O encontro de Ofélia com G.H. é um choque de mundos, no qual duas mulheres se entrelaçam e desafiam os limites da racionalidade e da realidade, questionando representações da opressão feminina, convenções sociais e o peso das expectativas alheias.

Nesse cruzamento de universos, Véspera é um vislumbre profundo sobre a condição da mulher na sociedade, sobre a natureza da loucura e sobre os labirintos da mente humana.

“Véspera” faz parte da Trilogia do Desencanto, juntamente com “NÓS” (2022) e “A Grande Obra” (2023), que tem como ponto central uma pesquisa sobre a desilusão, a partir de um estudo do romance de Clarice Lispector, A Paixão Segundo G.H.

Sinopse

Após ser declarada morta, afogada em um rio, Ofélia retorna à cena de seu suposto suicídio para reconstituir a verdade sobre sua morte. Sozinha pela primeira vez em muito tempo, ela invade um teatro interditado e revela detalhes íntimos de sua vida. Misturando sonho e realidade, Ofélia reescreve sua história e altera o desfecho de uma grande tragédia.

Serviço

“Véspera”, de Fernanda Stefanski

Temporada: 12 a 28 de abril de 2024*

Às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h

Sessão extra, quinta, dia 25 de abril às 20:00

Teatro Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca

Ingressos: gratuitos – distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: 16 anos

Duração: 70 minutos

Capacidade: 50 lugares

Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

*Sessões com intérprete de Libras: 14 e 21 de abril

Ficha Técnica

Concepção, Direção, Dramaturgia e Atuação: Fernanda Stefanski

Projeto Audiovisual e Tecnológico: André Zurawski

Cenografia e Desenho de Luz: Marisa Bentivegna

Figurinos e Adereços: Chris Aizner

Trilha Sonora e Desenho de som: Arthur Decloedt e Charles Tixier

Interlocução Artística: Bruna Betito

Fotografia: Ligia Jardim

Registro Audiovisual: Otavio Dantas

Arte Gráfica: André Zurawski e Fernanda Stefanski

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Gerenciamento de Redes Sociais: Zava

Intérprete de Libras: Fabiano Campos

Produção: André Zurawski e Fernanda Stefanski

Assistência de Produção: Larissa Miranda

Apoio: Oficina Cultural Oswald de Andrade, IBT – Instituto Brasileiro de Teatro, Espaço das Pequenas Coisas, EAI – Espaço de Artes Integradas




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS