Felipe Hirsch Ministra Palestra a Aprendizes

Publicado em: 06/12/2012 |

Narrativa e memória. Aí estão duas palavras que instigam o diretor, dramaturgo, cenógrafo e produtor Felipe Hirsch. Na próxima segunda-feira (10), às 19h, ele estará na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco para ministrar uma palestra aos aprendizes de Direção da Instituição.

Durante o encontro, que leva o título “Peças de Memória e a Dramaturgia da Sutil Companhia”, o artista fala sobre suas obras e o processo criativo do coletivo que fundou em 1993, a Sutil Companhia de Teatro.

Considerado um dos principais diretores do cenário brasileiro atual, Hirsch já dirigiu Paulo Autran, Marco Nanini e Juliana Carneiro da Cunha.

Quando jovem, o artista chegou a estudar História e Jornalismo, demonstrando interesse pela pesquisa, antes mesmo de ingressar no teatro. Aos 19 anos, também estudou teoria do teatro. Dois anos depois, montou seu primeiro espetáculo profissional, “Baal Babilônia”, de Fernando Arrabal.

Aos 23, fundou, ao lado do amigo e ator Guilherme Weber, a Sutil Companhia, que logo excursionou pelo País. O ápice do reconhecimento, no entanto, chegou em 2000, com a peça “A Vida É Cheia de Som e Fúria”, uma adaptação, feita por ele próprio, do romance “Alta Fidelidade”, de Nick Hornby. Além de dirigir, Hirsch também assinou a cenografia da peça, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Direção, em São Paulo.

Dali por diante, com o nome do grupo figurando entre os maiores do Brasil, foram montados espetáculos como “A Memória da Água”, “Nostalgia”, “Jantar entre Amigos (Pequenos Terremotos)”, “Os Solitários”, “Pterodáctilos e Homens Gordos de Saia”, “Como Eu Aprendi a Dirigir um Carro” e “A Morte do Caixeiro Viajante”.

Com “Avenida Dropsie”, de 2005, baseado em graphic novel de Will Eisner, Hirsch obteve quatro indicações para o Prêmio Shell. No ano seguinte, montou “O Avarento”, de Molière, dirigindo Paulo Autran (último trabalho do ator). Em 2007, trabalhou em “O Castelo do Barba-Azul” e “Educação Sentimental do Vampiro”.

Palestra: Com Felipe Hirsch

Quando: Segunda-feira (10), das 19h às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação