“Fausto In Progress” integra a Mostra de Teatro Experimentos do Tusp

Publicado em: 29/03/2011 |

O espetáculo “Fausto In Progress”, com direção e elenco repleto de aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, integra a Mostra de Teatro Experimentos do Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp).

“Fausto in Progress” teve início com a Linha Laranja, projeto de pesquisa individual, proposto aos aprendizes de Direção da SP Escola de Teatro, pelo coordenador Rodolfo García Vázquez, e realizado no começo do segundo semestre de 2010.

Assim, Luciana Ramin, aprendiz do curso, chamou alguns colegas e começou a colocar em prática sua ideia de investigar o mito do Dr. Fausto, recontado por diversos artistas ao longo dos séculos. “Tomamos, em especial, os escritos de Johann Wolfgang Goethe, no livro “Urfaust”, e as duas partes da tragédia “Fausto 1” e “Fausto 2”, do mesmo autor. Como conceito principal, temos a reconstrução do mito hoje, ou melhor, como experienciar o mito por meio de dispositivos narrativos atuais do chamado teatro contemporâneo. Outros autores também estão presentes no processo, como o sociólogo polonês Zigmund Bauman”, revela Luciana.

Os procedimentos utilizados para a construção das cenas de “Fausto In Progress” transitam entre elementos formais de teatro e programações para ações performáticas, o que permitiu ao grupo ler e reconhecer materiais sobre o mito durante todo o processo e trazê-los como fonte geradora de ações cênicas. “Não nos fechamos necessariamente em uma única abordagem, por isso o conceito de in progress”, explica Luciana.

A ideia do grupo é construir um espetáculo e modificá-lo a cada nova apresentação, dialogando com o lugar e com o momento de investigação. Para isso, realizaram experiências em salas de ensaio e, também, na rua, local onde entrevistaram pessoas para entender o que a população conhece sobre o mito.

O artista plástico hispano-brasileiro Gabriel Netto, que utiliza programações de vídeo em tempo real e vídeo mapping, técnicas ainda pouco difundidas no teatro, também participa do grupo que conta, ainda, com apoio da Cia. Os Satyros e do Teatro Documentário, que cederam espaços para ensaios.

Idealizada inicialmente como espaço de divulgação no centro da cidade para os trabalhos realizados por alunos do Departamento de Artes Cênicas e da Escola de Arte Dramática da ECA/USP, a Mostra de Teatro Experimentos transformou-se em um canal de diálogo entre instituições públicas e privadas de ensino das artes cênicas no Estado de São Paulo.

A mostra contempla projetos de grupos de escolas e faculdades tradicionais da cena paulistana  como o Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (CAC/USP), Escola de Artes Dramáticas da Universidade de Campinhas (EAD/Unicamp) e da Escola Livre de Teatro (ELT). Segundo Luciana, a aprovação desse projeto, que conta com os aprendizes da SP Escola de Teatro, é muito importante para o grupo. “É o reconhecimento da Escola dentre as escolas tradicionais de teatro e a primeira vez que um projeto com aprendizes irá participar da mostra”, conclui.

As apresentações, gratuitas e abertas ao público, serão realizadas nos dias 30 e 31 de março, às 20h, no Tusp, localizado na Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo.

Confira a ficha técnica:

Direção: Luciana Ramin
Direção e design de vídeo: Gabriel Netto
Elenco: Bárbara Mello, Bruno Sperança Forcinito, Caio Bonvenuto, Gabriel Netto, José Sampaio, Junior Lima, Luciana Ramin e Thadeo Ibarra.
Dramaturgia e figurinos: Coletivas
Cenografia: Gabriel Netto e Luciana Ramin
Composição Sonora: Caio Bonvenuto.
Iluminação: Gabriel Netto, Luciana Ramin e Igor Augusto
Produção: Andar7 | www.andar7.com