Falta Pouco para Começar a Extensão Paulista do ECUM

Publicado em: 19/10/2010 |

Em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o ECUM – Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas traz a São Paulo, entre os dias 1º e 5 de novembro, um programa de estudos e reflexões teatrais com a participação de três destacados artistas-pedagogos russos: Anatoli Vassiliev, um dos principais encenadores da Rússia nos últimos 20 anos e responsável pela criação da Escola de Arte Dramática em Moscou; Alexey Levinskiy e Tatiana Stepantchenko.

A coordenação pedagógica é de Ana Teixeira (Grupo Amok Teatro/RJ) e Fernando Mencarelli (UFMG) e a coordenação geral é de Guilherme Marques. A curadora convidada é Maria Thaís (Unicamp/Cia. Teatro Balagan/SP). A curadoria permanente é de Beatrice Picon-Vallin e Jean François-Dusigne.

Segundo Maria Thaís, curadora convidada do evento e consultora pedagógica da SP Escola de Teatro, o objetivo do ECUM é a formação de um centro de estudos dedicado a reflexão da pedagogia do teatro. “Hoje temos uma grande difusão dessa pedagogia, mas não temos uma prática de reflexão sobre o tema. A pedagogia russa é referência há anos no teatro, há grande interesse nas obras dos mestres russos e ela está muito bem representada pelos convidados que vão realizar as oficinas e conferências. Afinal, são pessoas que estão atuando no teatro na Rússia e em todo mundo, como formadores e como artistas.”

Confira a programação e o currículo dos artistas

Além das oficinas, cujas vagas foram preenchidas através de processo seletivo que envolveu as coordenações pedagógicas do ECUM e da SP Escola de Teatro bem como a Cooperativa Paulista de Teatro, o evento oferece ao público um programa gratuito de conferências, no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo.

Serão oferecidos 227 lugares e os interessados devem retirar os convites na bilheteria no teatro, com uma hora de antecedência.

PROGRAMA DE CONFERÊNCIAS

Dia 3 de novembro, de 19h às 22h
Dia 4 de novembro, de 19h às 21h

Quarta-Feira, 3 de novembro de 2010

19h às 20h30

Conferência: Alexey Levinskiy
Tema: “Biomecânica de Meyerhold: O Treinamento Psicofísico para o Ator Dramático”

20h30 às 22h

Conferência: Tatiana Stepantchenko
Tema: “O Ator-Criador: Vetor Principal do Processo de Desenvolvimento da Direção – Análise e Exemplos Práticos do meu Trabalho de Direção”

Quinta-Feira, 4 de novembro de 2010

Conferência: Anatoli Vassiliev
“O que Significa ‘O Estudo’? A Passagem da Prática Psicológica da Situação à Prática Conceitual e Lúdica”

CURRÍCULO DOS ARTISTAS
Alexey Levisnkiy é ator, diretor e professor. Laureado com o State Prize, foi graduado pelo School-Studio of MkhAT em 1969. Foi um dos atores líderes do Satire Theatre, em Moscou, nos anos 70. Começou a estudar a Bicomecânica com Nicolai Georgyevich Kustov, antigo colega de Meyerhold e professor de biomecânica na escola GosTIM,  nos anos 30. Em 1979, formou no GITIS Higher Directors’School. Atuou em peças escritas por Ostrowsky, Beckett, Molière, Brecht, Shakespeare e outros. Atualmente, trabalha como ator e diretor nos teatros OKOLO e Ermolova, ambos em Moscou e, ministra master classes de Biomecânica no Meyerhold Centre e também na Áustria, Alemanha. EUA, Holanda, Reino Unido e outros países.

Tatiana Stepantchenko é atriz e diretora formada no GITIS Higher Directors’School, em Moscou. Já atuou na Rússia, na Alemanha e na França. No momento, em Moscou interpreta “Fedra”, de Marina Tsvetaeva e já dirigiu diversos espetáculos na França e na Alemanha. Como pedagoga, dirige seminários de formação em Munique (Academia Superior de Teatro – Prinzregen Theater), em Essen (Folkwanghochschule) e, na França, no Estúdio Phénix em Valenciennes, no Centro Dramático de Béthune, na ARTA – Cartoucherie de Vincennes, assim como em outros centros de formação na França, Itália, Alemanha e Polônia.

Anatoli Vassiliev formou-se em direção teatral no GITIS Higher Directors’School, em Moscou, onde foi aluno de Maria Knebel. Depois de sua formatura, dirigiu várias companhias de teatro de Moscou. Em 1987, abre seu teatro-laboratório The School of Dramatic Art com o espetáculo “Seis Personagens a Procura de um Autor”, de Pirandello, que partiu em turnê pelo mundo. Com esta produção, Vassiliev foi aclamado como um dos diretores de teatro mais interessantes de sua geração. Seus espetáculos participaram dos mais importantes festivais internacionais e seu trabalho pedagógico viajou por diversos países. Convidado para trabalhar como diretor em várias companhias européias, realizou projetos artísticos com a Academia Experimental de Artes Teatrais em Paris e com o grupo do Workcenter de Jerzy Grotowksi e Thomas Ricahrds. Entre 2004 e 2008, trabalhou como Diretor Artístico do Departamento de Direção Teatral na Escola Nacional de Artes e Técnicas de Teatro (ENSATT), em Lyon. Foi nomeado “The Emerite Master of Arts of Russia” e na França, “Chevalier des Arts et des Lettres”, “Chevalier des Palmes Academiques”, “Commandeur des Arts et des Lettres”. Em 2008, foi eleito World Ambassador for Theatre para a Unesco.

INFORMAÇÕES:

www.spescoladeteatro.org.br ou (11) 2292-7988