Falcão e seu Boi Voador

Publicado em: 29/04/2011 |

Movido por uma paixão especial, Luiz Falcão, aprendiz de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, formou, ao lado dos amigos Erika Bundzius e Cauê Avelar, o Boi Voador, coletivo voltado para a criação de Larp, sigla para Live-Action Roleplaying, que pode ser traduzido como “interpretação de papéis ao vivo”.

Mas o que realmente é a Larp? Falcão explica que é uma espécie de mistura de jogo com teatro no qual os participantes encarnam personagens para participar de uma história de maneira completamente interativa. “Roleplay é, na verdade, um tipo de atividade onde os participantes interpretam personagens sem ter um roteiro definido, o Live-Action possui o sentido de improviso”, esclarece.

Estabelecer uma ampla visão na comunidade paulista sobre o entendimento do Larp como mais que um jogo ou um entretenimento e mostrar que esse gênero possui uma linguagem plural e rica a ser pesquisada e desenvolvida é o intuito do Boi Voador. “O Larp tem uma potencialidade artística/cultural muito rica”, explica Falcão.

O grupo acaba de ser aprovado pelo edital do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Prefeitura de São Paulo (VAI) com um projeto que pretende investigar as possibilidades artísticas do Live-Action. “Um Larp não é só interativo, ele é participativo e se constrói a partir da decisão e interação de todos os participantes. Não chega pronto ao público final e é diferente sempre que realizado. Queremos desenvolver estudos e técnicas desse gênero no Brasil”, revela o aprendiz.

“Comecei esse projeto junto à Confraria das Ideias, mas este ano ele ganhará novo tônus e os estudos na SP Escola de Teatro me incentivaram a ir além e conhecer e desenvolver muita coisa que apenas se sugeria nos Live-Actions”, conclui Falcão.

Técnico em Design Gráfico pela ETEC Carlos de Campos e Bacharel em Artes Visuais pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo, Falcão divide seu tempo entre os estudos na SP Escola de Teatro, seu trabalho como designer freelance e seu projeto junto ao Boi Voador.

Incansável, agora ele também está prestes a iniciar uma empreitada como professor, em um curso livre sobre Live-Actions, a partir do dia 30 de abril, na Confraria de Ideias. No curso, os participantes aprenderão a construir Larp passando por tópicos como a escolha do tema, a construção da trama, a elaboração das personagens e a produção do evento.

Ficou interessado? Acesse o link e saiba mais.