Extensão Cultural | Iniciação à crítica teatral

Publicado em: 26/05/2015 |

O departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco avisa que já estão abertas as inscrições para o curso “Iniciação à crítica teatral”, que será realizado pelo orientador Kil Abreu, de 23 de junho a 31 de julho, na sede Roosevelt da Escola, no período noturno.

O curso, direcionado a estudantes de teatro, letras ou áreas afins, autores, atores, diretores com interesse em crítica teatral, tem como proposta apresentar e discutir com os participantes um panorama possível de algumas questões em torno da cena contemporânea, com ênfase no teatro brasileiro; apresentar panorama de instrumentos críticos inspirados nesta cena; promover exercícios de crítica teatral com base neste repertório.

Durante seis semanas, será traçado um breve panorama da crítica moderna brasileira a partir dos seus críticos, além de estudar os modos de produção e criação no teatro brasileiro contemporâneo, entre outros pontos referentes ao trabalho da crítica teatral.

Durante as aulas, serão realizados exercícios de escrita a partir de espetáculos em cartaz na temporada e a discussão coletiva dos textos criados.

As inscrições encerram-se no dia 16 de junho. O resultado com a lista dos aprovados será publicada no site da SP Escola de Teatro no dia 18 de junho. As matrículas deverão ser feitas online, na Extensão Cultural, nos dias 18 e 19 de junho.

Kil Abreu

Jornalista, crítico, curador e consultor de projetos. Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu crítica para o jornal Folha de S.Paulo e revista Bravo!, entre outros. Dirigiu o Departamento de teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2003/2004), quando supervisionou os programas de fomento ao teatro, projeto Formação de Público e Teatro Vocacional. Por dez anos foi mestre e coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André e por oito jurado do Prêmio Shell. Fez curadoria de alguns dos principais festivais de teatro do País, como os de Curitiba, Recife e Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Ministrou cursos na SP Escola de Teatro. Atualmente é curador de Teatro do Centro Cultural São Paulo e crítico-colaborador do Teatro Jornal. Mantém estudos em dramaturgia e teatro brasileiro contemporâneo.

Iniciação à crítica teatral

Orientador: Kil Abreu