Exposição Reúne Imagens do Fotógrafo de Palco Bob Sousa

Publicado em: 10/02/2011 |

Em novembro de 2009, o fotógrafo de cena Bob Sousa apresentou seu trabalho em uma exposição durante a inauguração da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Dando continuidade a esse projeto, o artista inaugurou, na quarta-feira (9), no teatro Anhembi Morumbi, situado na zona leste de São Paulo, “Instante Eterno”, uma exposição composta por 30 imagens que trazem um recorte da cena cultural paulista nessa década.

Com formação publicitária, a paixão pela fotografia e pelos palcos fez Bob profissionalizar-se na área, assim iniciou uma pesquisa focada no registro de companhias teatrais de vanguarda com o objetivo de descobrir, valorizar e acompanhar o trabalho de novos diretores e atores.

Neste tempo, o fotógrafo passou a ser requisitado por grupos importantes da cena paulistana como o Teatro Oficina, de José Celso Martinez Correia; Macunaíma, de Antunes Filho; Cemitério de Automóveis, de Mário Bortolotto; e Os Satyros, de Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, coordenador do curso de Direção e diretor executivo da SP Escola de Teatro, respectivamente.

“Instante Eterno” é sua sexta exposição individual e ele se diz feliz por essa mostra passar a ser itinerante. “Trabalho a serviço do teatro. Poder expor essas imagens para um grande público traz a sensação de expansão da cultura teatral”, revela.

O artista registra, há quase uma década, grande parte das montagens na capital paulista. Estarão apresentadas nessa mostra imagens de peças como “Os Sertões”, “Confissões das Mulheres de 30” e “A Filosofia na Alcova”, entre outras. Junto à exposição, houve a estreia de “Celebração” de Harold Pinter, ambas ficam em cartaz até 31/03.

No final desse mês, Bob, ainda, lançará um site e uma nova exposição em evento a ser realizado na reitoria da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo. O site trará, além de fotografias de espetáculos, uma sessão intitulada Retratos do Teatro, trabalho que o artista desenvolve com a participação de grandes nomes do teatro, desde 2009. O fotógrafo também está a um passo de realizar seu sonho: publicar um livro em homenagem ao teatro.

Ultimamente, Bob dedica seu tempo entre produzir, junto à Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, seu livro, que recebeu o nome de “Retratos do Teatro”,  e selecionar as imagens para outra exposição, dessa vez no Festival de Curitiba, com fotografias do ator, diretor, dramaturgo e jornalista Alberto Guzik, que entre suas atividades, foi um dos idealizadores e elemento fundamental na construção da SP Escola de Teatro.

Serviço:
Exposição “Instante Eterno” do fotógrafo Bob Sousa
Teatro Anhembi Morumbi
Rua: Almeida Lima, 1.198 – Brás
Horário: de terça-feira a domingo, das 14h às 19h.
Até 31/03