Exposição Brasilidade Pós-Modernismo celebra Semana de 22 com obras de 51 artistas brasileiros

Publicado em: 17/08/2021 |

Na imagem, o quadro “Meu Matuto Predileto” (2013), de Fábio Baroli/ Crédito: Divulgação/Acervo/Assessoria de Imprensa

As comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22 iniciaram no Brasil todo, mostrando a importância deste marco histórico na cultural nacional. Em São Paulo, as instituições parceiras da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo já começaram sua programação de palestras, apresentações, cursos e leituras que tem o centenário como pano de fundo, como é o caso da SP Escola de Teatro.

No Rio de Janeiro, o centenário da semana de 22 também é celebrada. O Centro Cultural Banco do Brasil fluminense recebe a exposição “Brasilidade Pós-Modernismo” a partir do dia 1º de setembro.

Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra destaca as diferentes características e traços estilísticos da arte contemporânea brasileira do século XXI, muito influenciada e marcada pela ousadia estética e originalidade proposta pelos artistas do Modernismo brasileiro do início do século XX, principalmente após a criação do “Manifesto Antropófago”, publicado por Oswald de Andrade na Revista de Antropofagia de São Paulo, em 1928.

51 artistas das últimas gerações que compõem o corpo da exposição, entre eles Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Daniel Lie, Ernesto Neto, Ge Viana, Fábio Baroli, Jaider Esbell, Rosana Paulino e Tunga.

A entrada é gratuita, mas é obrigatório reservar ingressos pela internet por meio deste site.

Exposição- Brasilidade Pós-Modernismo
A partir de 01 de setembro de 2021
Segunda – Quarta – Quinta – Sexta – Sábado – Domingo
Aos domingos, segundas e quartas, das 9h às 19h, às quintas, sextas e sábados, das 9h às 20h