EN | ES

Eugenio Barba por Patricia Braga Alves

Publicado em: 27/03/2012 |

Escrever sobre Eugenio Barba, sobre aquele que foi meu chefe por tanto tempo. Até hoje me emociono, pensando na confiança que esse homem depositou em mim. O caminho até chegar a merecer essa confiança foi longo e nem sempre cor-de-rosa. Fui diretora de turnê do Odin Teatret por vários anos, não antes, porém, de passar por outros tantos anos de treinamento.

 

Lembro-me muito bem da primeira vez que entrei em seu escritório; temerosa e insegura por encontrar um homem tão poderoso e importante! Nunca vou esquecer como saí dali feliz, repleta de desafios estimulantes. Depois dessa, foram várias as vezes que entrei naquele escritório; me sentava sempre no mesmo lugar e, na maioria das vezes, ainda que entrasse cabisbaixa pelas atribulações e frustrações do trabalho, saía achando que o mundo era melhor – muitas lágrimas minhas foram enxutas; muitas vezes, quando estava por desistir, ele me fazia rir, me dava mais trabalho e me mandava embora com o coração confiante.

 

Assim como enxugou minhas lágrimas, Eugenio Barba também fez com que eu as derramasse. Tantas vezes me exasperei com sua maneira ríspida, com o seu modo de me levar sempre a fazer mais do que eu pensava poder realizar. Hoje, entendo perfeitamente o que ele fazia, entendo perfeitamente que, dessa maneira, me desafiava e me levava a dar um passo adiante, protegida por aquela voz firme e segura que me impelia e sustentava. Não importava quantas vezes eu caísse, quantas vezes o cansaço me fizesse achar que não conseguiria terminar um ou outro trabalho, a sua mão firme e carinhosa me ajudava a levantar.

 

Eugenio Barba e o seu Odin Teatret me fizeram reencontrar valores que sempre respeitei e admirei; deram-me a possibilidade de trabalhar cercada por esses valores, protegida por eles. Trabalhar com disciplina, com honestidade, com responsabilidade, com beleza e com rigor. Com eles, experimentei o prazer raro de ver trabalho transformar-se em vida e vida em trabalho.

 

E, dessa maneira, levo sempre comigo a experiência de ter conhecido e compartilhado a minha vida profissional com esse criador espetacular, com esse diretor virtuoso e com esse homem em cujos passos espero poder espelhar sempre os meus.

 

 

Veja o verbete de Patricia Braga Alves na Teatropédia.

 

Eugenio Barba é diretor de teatro italiano e um dos fundadores do Odin Teatret.

 

Para ver os outros depoimentos que compõem a semana em homenagem ao Dia Mundial do Teatro, clique aqui.