EN | ES

Eugênio Barba lota Teatro Sérgio Cardoso

Publicado em: 07/05/2010 |

Mais de 800 lugares não foram suficientes para a apresentação de Eugenio Barba, figura central do teatro mundial na noite dessa quinta-feira, 06 de
maio, no Teatro Sérgio Cardoso.

 

A entrada no evento era gratuita e por ordem de chegada, por isso, a fila, já às 15h, virava a esquina da Rua Rui Barbosa no Bairro do Bexiga em São Paulo.

 

Cerca de 300 pessoas não conseguiram entrar, mais de 100 delas invadiram teatro na ânsia de conseguir um lugar. Como não era permitida a entrada após o início da apresentação, o grupo aguardou o intervalo e pôde acompanhar a segunda parte do evento.

 

O encontro, organizado pela SP Escola de Teatro, trouxe a São Paulo Eugênio Barba e Julia Varley, atriz que há 34 anos atua no Odin Theatret.

 

 

Julia apresentou, para uma platéia concentrada e emocionada, O Tapete Voador, misto de aula e espetáculo que demonstra parte de seu trabalho no Odin Teatret. Durante mais de uma hora, a atriz interpretou diversos fragmentos de montagens realizadas pelo grupo ao longo de sua carreira no Odin Teatret.

 

Após a apresentação de Julia, Barba, que dirigiu 65 espetáculos com o Odin Teatret e o grupo Theatrum Mundi Ensemble, falou sobre seu método de trabalho, o processo de direção/criação teatral e do modo como observa as pessoas, os ambientes e as tradições de diversos tipos de cultura em suas viagens pelo mundo.

 

O diretor deixou o palco aplaudido de pé pela plateia que lotava todos os lugares e todas as escadarias do Teatro Sérgio Cardoso.

 

Texto: Renata Forato
Fotos: Lucas Arantes