Estudantes de iluminação da SP Escola de Teatro apresentam instalação “São Paulo, cidade em que vivo[?]” na sede Brás

Publicado em: 01/06/2022 |

Na última terça-feira, 31, estudantes de iluminação da SP Escola de Teatro inauguraram uma exposição artística na sede Brás da Instituição. Nomeada ‘São Paulo, cidade em que vivo[?]’, o trabalho é fruto de uma provocação de Guilherme Bonfanti, coordenador da área na SP. As instalações articulam os conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre e foram feitas em consonância com o mote ‘poéticas de rua’, que tem direcionado os estudos dos aprendizes durante os últimos meses.

100 anos de Bibi Ferreira, patrimônio das artes cênicas brasileiras

Segundo o coordenador, a ação dessa semana teve o objetivo principal de exercitar a luz como matéria viva de um projeto, discurso ou narrativa. A iniciativa foi baseada no Território Cultural do início do ano que, nomeado Poética da Rua III, reuniu a professora, coordenadora e autora Paola Berenstein; a professora, pró-reitora de extensão universitária e pós-doutora Fabiana Dultra Britto; a artista visual e perita criminal Berna Reale e o multi artista amazônida, graduado em licenciatura em Teatro Leo Scantbelruy.

Cineclube Alma no Olho exibe e discute curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado, na próxima segunda, 6

Os questionamentos trazidos no encontro propunham uma reflexão acerca das relações com a cidade, as escolhas dos espaços públicos para o meio artístico; os vínculos e relações entre corpo, espaço e criação. Foram pautadas as seguintes indagações:

Enquanto habitantes em grandes metrópoles entre artistas e cidades, de que maneira a cidade pode interferir no processo criativo/artístico ou ser parte fundante deste, e a partir disso qual seria o papel da cidade nesse vínculo?

Com tais relações estabelecidas, seria possível elencar hipóteses e ensaios de aproximação para com a cidade?

Tendo como viés a arte, quais são as abordagens possíveis no encontro de corpos, objetos, espaços e afetos na dinâmica urbana?

Matheus Martins, estudante de atuação da SP, revela detalhes da sua participação no espetáculo Sapathos, em cartaz na instituição

Para Luh Maia, estudante do módulo azul de iluminação, o projeto foi desafiador, levou ela a refletir sobre a cidade ‘viva’ e trazer sua perspectiva artística do espaço que vivemos. O trabalho que realizou ao lado de seus colegas foi nomeado ‘Ações ao Vento’ e tem a intenção de criar propostas originais de luz:

“Só podemos utilizar equipamentos da sede do Brás para construir o nosso projeto e isso nos instigou a criar com esses equipamentos mais rudimentares. Além disso, na construção da nossa instalação fomos levados a entender a relação do corpo na cena com a luz. Compreendemos como estar no espaço sem atrapalhar o caráter primário da luz”.

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

Notícias | 22/ 04/ 2024

Clã do Jabuti apresenta “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”