Estudantes de humor da SP mergulham em curiosa e divertida experiência cênica audiovisual; confira!

Publicado em: 21/01/2022 |

Estão disponíveis no canal do Youtube da SP Escola de Teatro dois interessantes e originais experimentos cênicos realizados como trabalho final do módulo amarelo, da linha de estudos do humor do curso técnico em teatro, na instituição. Sob a orientação da artista convidada Daniela Biancardi e de Raul Barreto, coordenador do curso, os estudantes reuniram diversos exercícios feitos durante o semestre e escolheram trechos de textos narrativos estudados nas aulas, experimentando narratividades por meio da linguagem verbal e não-verbal.

“Em tempos inglórios a comicidade crítica e a expressão poética de nossos corpos urge!”

100 anos da semana de 1922: Conheça ‘Samba’, considerada a obra mais importante de Di Cavalcanti

Para realizarem seus trabalhos, os estudantes dialogaram com o texto do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina, e produziram um conteúdo riquíssimo, que mergulha naquilo que a experiência do teatro digital propõe. Morte e Vida Severina é considerado por muitos estudiosos a obra-prima de João Cabral, escrita entre 1954 e 1955, com o subtítulo um ‘auto de natal’; nela acompanhamos, sob o ponto de vista de um retirante nordestino, a miséria local, as dificuldades das condições de vida da região, além de muitos outros temas que são imbricados em uma narrativa lírica, visceral e crítica. Para descobrir como os estudantes articularam a narrativa de Cabral com a premissa do curso de humor oferecido pela instituição, acesse o Youtube da escola.

O Curso de Humor está voltado para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

No aniversário da cidade de São Paulo, os Satyros reabre o histórico Bijou, famoso cinema de rua, após ampla reforma

Daniela Biancardi

Formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, École de Theâtre Jacques Lecoq e Kiklos Scuola/ Itália,  é colaboradora do Curso de Humor da SP Teatro desde 2010. Ela também atua como atriz, produtora em projetos renomados como MACNAS Parade na Irlanda e Fringe Festival na Escócia, no Brasil, como curadora e agitadora cultural, realizou ações para Itaú Cultural, Vivo e rede SESC. Viajou à África do Sul e Lesotho como convidada pelo Projeto Palhaços Sem Fronteiras. Ganhou o Prêmio Claudia (2011) por todo conjunto de ações por ela realizadas em cultura e arte. Fez intercâmbio pela SP Teatro com a Academia de Artes de Estocolmo/ Suécia . Foi uma das ensaiadoras do novo Solo de Denise Stoklos. É atriz de uma das peças da Cia São Jorge de Variedades . Em todo seu percurso artístico vem dirigindo grandes projetos de cunho internacional para eventos corporativos e também públicos . É também preparadora de atores para atuação em cinema e teatro a destacar os nomes Mel Lisboa, Daniele Valente, Oscar Magrini e André Bankoff.

ANA LETÍCIA FIGUEIRA DE OLIVEIRA
DANIEL TERRA BARBOSA
FLAVIE DA SILVA LIMA
GUILHERME HENRIQUES TSUJI
HANNAH ABNNER AMORIM RIBEIRO
HIGOR GARGIULO FERREIRA
LAÍS VILLELA LAVINAS
LETICIA RIBEIRO ESPOSITO
LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE LIMA
MARINA SILVA E SANTOS
MAURICIO CAETANO DA SILVA
MAYRA GUALDA KATZ
MICHELLE CARNEIRO ROCHA
THAIS NERES DE OLIVEIRA
WESLEY SANTOS DO ROSÁRIO

Acesso : Youtube SP Escola de Teatro.

Experimento 1: https://www.youtube.com/watch?v=jvLDEphIPkA

Experimento 2: https://www.youtube.com/watch?v=Q6Xso-JTpkc

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina