Estudantes da SP iniciam novo ciclo de intercâmbio virtual em parceria com universidades europeias

Publicado em: 10/09/2021 |

No final de setembro, dez estudantes darão início a um novo ciclo de intercâmbio virtual dentro do Alexandria Nova, projeto internacional financiado pelo Programa Erasmus da União Europeia. Além da SP Escola de Teatro, participam da iniciativa: The Danish National School of Performing Arts (Dinamarca), The University of the Arts Helsinki (Finlândia), The Iceland University of the Arts (Islândia), Stockholm University of the Arts (Suécia), Ernst Busch Academy of Dramatic Art (Alemanha), Oslo Academy of Theatre (Noruega), Vilnius Faculty of Theatre and Film (Lituânia).

Até abril de 2022, os estudantes da SP Escola de Teatro participarão de aulas e seminários do Alexandria Nova Mondays, constituído tanto pelas equipes docentes das instituições quanto por importantes encenadores convidados de todo o planeta.

Estudantes da SP falam sobre a experiência do intercâmbio cultural com universidades europeias

“Inicialmente, a proposta do Alexandria Nova era ser uma rede formada apenas por universidades e conservatórios do norte da Europa. O sistema pedagógico da Adaap, contudo, vem fazendo muito sucesso graças aos vários artigos internacionais que estamos constantemente publicando e também pela recepção e desempenhos positivos de todos os nossos estudantes que nos últimos anos passaram por diversos intercâmbios em algumas dessas universidades parceiras. Tudo isso despertou o interesse e o convite para que a SP Escola de Teatro integrasse o programa. Desse modo, sermos da única escola não europeia do mundo a fazer parte desse projeto de ponta é motivo de muito orgulho”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

O programa tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagem internacional junto a programas de bacharelados e cursos de direção teatral, compartilhando conhecimentos práticos e pedagógicos por meio de uma plataforma digital interativa. Compreende também a criação de uma nova biblioteca chamada Alexandria Nova, onde alunos e professores compartilham ideias, metodologias e exercícios de forma lúdica. Por fim, a rede também publicará um livro com artigos e ensaios dos professores envolvidos no projeto.

Notícias | 16/ 04/ 2024

Edições Sesc lançam livro da fotógrafa Lenise Pinheiro que retrata o Festival de Teatro de Curitiba

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba