Estudantes celebram os núcleos criados para os Experimentos Cênicos e as trocas criativas entre as linhas de estudo

Publicado em: 07/10/2022 |

Aconteceu nesta última semana a abertura dos Experimentos Cênicos do segundo semestre de 2022 da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).

Na SP, o curso técnico é dividido em 8 linhas de estudo:  atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco, contudo, a Escola possibilita uma vivência em núcleo, e é durante os experimentos cênicos que essa união entre estudantes de diferentes áreas fica mais evidente.  Esses são momentos em que as áreas se misturam e os estudantes criam em conjunto, experenciando na prática uma elaboração de amostra poética.

Paloma Alecrim, estudante de atuação  do terceiro semestre do módulo amarelo e  bolsista do programa oportunidades, em parceria com a comunicação da Escola, coletou alguns depoimentos de colegas que contaram como foi essa experiência única. Além disso, revelaram suas expectativas pra Mostra de Experimentos, que acontece no final do semestre contemplando os ensinamentos e trocas adquiridas ao longo do semestre; confira!

Samira Carvalho, estudante de atuação do quarto semestre do módulo amarelo:

“Temos a oportunidade de criar e desenvolver a pesquisa a partir do tema proposto pela escola para o semestre.  Os experimentos em Núcleo são uma forma de praticar a experiência do mercado profissional. É interessante e às vezes desafiador sair das suas áreas de estudo onde você já está habituada e partir para o encontro com as outras áreas. Quando essa junção é feita com pessoas que querem aprimorar os conhecimentos, compartilhar e viver o núcleo com dedicação e respeito é muito gratificante!”

Mollys, estudante de atuação do primeiro semestre do módulo amarelo:

Assim como a chegada da primavera, entre chuvas, pingos no ‘í’ e cores vibrantes, a vivência do experimento me possibilitou expandir o olhar para o fazer teatral, as pulsões inquietas e potentes das linhas de estudo e principalmente a imensidão desafiadora e deliciosa que é estar com o outre, descobrindo encruzilhadas.”

Aline Fátima, estudante de atuação do primeiro semestre do módulo amarelo: “Tem sido uma experiência muito rica e agregadora. Porque na sala de ensaio, mesmo sendo da atuação, direta ou indiretamente acabo acompanhando os processos das outras áreas. As trocas também são incríveis, tanto de linguagens quanto de metodologias de abordagem das artes do palco.”

Leandro Vieira, cursando atuação no terceiro semestres módulo amarelo: “Nunca tinha passado por essa experiencia ao vivo, pois até então estávamos no digital. Achei importante porque são áreas que se complementam, adquirimos conhecimento de outros setores que não só da nossa linha de estudo. A formação do conhecimento se da nessa mescla das áreas, acho isso muito interessante. Sinto que não sairei formado só em atuação, mas com formação em direção, técnicas de palco, iluminação, sonoplastia… adquirimos experiência no fazer com outras áreas e isso me interessa muito.”

Matéria feita por Paloma Alecrim, estudante de atuação, com supervisão de Luiza Camargo.

Fotos: Estudantes de atuação da SP Escola de Teatro: Paloma Alecrim, Debora Barboza, Samyra Rios, Samira Carvalho e Luis Felipe Lima de Leão.

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro

Notícias | 01/ 05/ 2024

“Ilhas Tropicais” ganha novas apresentações no CCSP