EN | ES

Estudantes bolsistas da SP Escola de Teatro realizam oficinas no Centro de Acolhida Especial para Idosos

Publicado em: 19/12/2022 |

O Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro vem realizando desde o primeiro semestre de 2022 oficinas no Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos, que fica no território do Brás.

A instituição da parceria fornece um serviço que acolhe idosos em situação de rua, mediante encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros POP e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), respeitando suas condições sociais e diferenças de origem.

Beatriz Belintani, artista egressa da SP Escola de Teatro, publica dramaturgia como experiência de leitura-escuta

O nome escolhido pelos estudantes para as atividades, que são realizadas semanalmente, é Terceiras Narrativas: práticas e vivências teatrais. Nelas, é promovido um espaço de trocas, partilha e escuta das memórias dos participantes.

Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, que é destinada a estudantes matriculados no Curso Técnico em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso desta ação, serão realizadas por meio de uma busca de elementos de transformação social.

Dança- Fragmentos e Conexões, curso de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, é finalizado após sucesso de público

Neste ano de 2022, o Programa Oportunidades realizou diversas atividades de contrapartidas, entre elas: oficinas de jogos teatrais para crianças e jovens bolivianos moradores do Brás; aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados; acolheu jovens em período de ressocialização, em parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas; ofereceu oficinas de teatro para crianças e jovens atendidos pela ABAPE (Associação Batista da Penha); atendeu homens em situação de rua, acolhidos do Arsenal da Esperança; promoveu duas oficinas em parceria com o centro cultural Casa 1 para atender jovens LGBT+; distribuiu dezenas de livros para a Casa São Lázaro, abrigo localizado no Brás.




Relacionadas:

Notícias | 24/ 06/ 2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, realiza oficinas para jovens da Fundação CASA Rio Tâmisa

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

Espetáculo “2 Palitos” entra em cartaz em julho na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS