Estudantes apresentam trabalhos sobre preconceito etário na Mostra de Experimentos Cênicos

Publicado em: 05/12/2018 |

Entre os dias 8 e 13 de dezembro, a SP Escola de Teatro realiza a Mostra de Experimentos Cênicos. Nela, os estudantes dos oito cursos regulares da Instituição apresentam trabalhos que abordam o preconceito etário, tema discutido durante pedagogicamente neste segundo semestre. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece nas sedes Roosevelt e Brás da Escola.

>> Confira os programas com sinopse e núcleo de criação dos módulos vermelho e amarelo.

“Os experimentos cênicos são o momento em que os estudantes podem aplicar questões discutidas em aula de forma artística”, explica o coordenador pedagógico Joaquim Gama. Durante o semestre, os estudantes mergulharam no tema em meio a palestras com artistas idosos, visitas a casas de repouso e filmes como “Up” e “Divinas Divas”.

“São 16 trabalhos cênicos que partem do mesmo tema, mas têm abordagens muito diferentes. Tratam de questões como sexualidade e gênero, relações familiares, a relação do artista idoso com o público”, conta Gama. “Alguns ainda abordam perspectivas étnicas, como olhar para o que é ser um idoso negro numa sociedade como a nossa”.

Para o coordenador, a discussão sobre preconceito etário se faz atual pois, como indicam dados do IBGE, o aumento do número total de idosos tem superado o número de crianças e adolescentes no Brasil. “Ser velho é algo que perpassa a todos, não é algo só do próprio idoso”, diz. “Nos experimentos, o público pode ver como a questão é encarada e discutida por artistas ainda jovens”.

Confira a programação:

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia