Estudantes apresentam trabalhos sobre preconceito etário na Mostra de Experimentos Cênicos

Publicado em: 05/12/2018

Entre os dias 8 e 13 de dezembro, a SP Escola de Teatro realiza a Mostra de Experimentos Cênicos. Nela, os estudantes dos oito cursos regulares da Instituição apresentam trabalhos que abordam o preconceito etário, tema discutido durante pedagogicamente neste segundo semestre. Gratuito e aberto ao público, o evento acontece nas sedes Roosevelt e Brás da Escola.

>> Confira os programas com sinopse e núcleo de criação dos módulos vermelho e amarelo.

“Os experimentos cênicos são o momento em que os estudantes podem aplicar questões discutidas em aula de forma artística”, explica o coordenador pedagógico Joaquim Gama. Durante o semestre, os estudantes mergulharam no tema em meio a palestras com artistas idosos, visitas a casas de repouso e filmes como “Up” e “Divinas Divas”.

“São 16 trabalhos cênicos que partem do mesmo tema, mas têm abordagens muito diferentes. Tratam de questões como sexualidade e gênero, relações familiares, a relação do artista idoso com o público”, conta Gama. “Alguns ainda abordam perspectivas étnicas, como olhar para o que é ser um idoso negro numa sociedade como a nossa”.

Para o coordenador, a discussão sobre preconceito etário se faz atual pois, como indicam dados do IBGE, o aumento do número total de idosos tem superado o número de crianças e adolescentes no Brasil. “Ser velho é algo que perpassa a todos, não é algo só do próprio idoso”, diz. “Nos experimentos, o público pode ver como a questão é encarada e discutida por artistas ainda jovens”.

Confira a programação:




Relacionadas:

Notícias | 01/ 12/ 2021

Secretaria de Cultura abre inscrições de Edital para artistas interessados em promover formação artística!

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 11/ 2021

Dança é destaque no Festival Satyrianas 2021 que acontece nos palcos da unidade Roosevelt da SP

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 11/ 2021

SP Dramaturgias: leitura dramática de texto de Ewerton Frederico acontece na próxima quarta-feira, 8

SAIBA MAIS