Estudante de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Bárbara Esmenia é premiada pelo CCSP

Publicado em: 09/12/2020 |

Bárbara Esmenia                                             Crédito da foto: Instagram/Barbaraesmenia

A escritora Bárbara Esmenia, estudante do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, foi uma das ganhadoras da 7ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, do Centro Cultural São Paulo.

O edital com o resultado foi divulgado nesta terça-feira, 8, e o texto da jovem dramaturga Cavalos Pretos São Imensos foi selecionado, junto com outras duas obras. Apenas essas três dramaturgias foram escolhidas entre 280 inscritas, um grande feito para a autora.

Cavalos Pretos São Imensos é inspirado na trágica história real de Luana Barbosa, mulher negra, lésbica, mãe e periférica que foi espancada brutalmente por policiais em 2016 perto de sua casa, em Ribeirão Preto, no interior paulista.

“Usei esse caso emblemático para falar das violências que as pessoas com vagina em situação de cárcere sofrem, sobre opressões, a violência do Estado e do sistema carcerário. Por outro lado, essa obra fala sobre formas de se reinventar, sobre sonhos, a subjetividade e as afetividades dessas personagens”, afirmou a autora.

Além de estudante do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Bárbara também é poeta. Sobre este momento, em que seu texto foi escolhido no concurso do CCSP, diz que a estimula a investir ainda mais na carreira de escritora.

“Recebi com muita surpresa, alegria e entusiasmo essa contemplação positiva, principalmente por ser minha primeira dramaturgia. É muito gostoso criar personagens que depois vão para corpos e depois para cenas. É um incentivo essa notícia positiva”, pontuou.

E o público da SP Escola de Teatro terá a oportunidade de conhecer o texto em primeiríssima mão.

Na próxima quarta-feira (9), às 21h, Bárbara vai fazer uma leitura online de seu premiado texto Cavalos Pretos são Imensos, organizada pelo orientador Alexandre Cruz, que será transmitida através da plataforma Zoom. A leitura faz parte do projeto SP Dramaturgias. Para assistir, acesse a plataforma pelo site ou aplicativo Zoom, e insira o ID da reunião: 817 6386 9878, com a senha: DRAMASP.

SP Dramaturgias

Criado há seis anos, o SP Dramaturgias é uma atividade de contrapartida do Programa Kairós da SP Escola de Teatro.

Sua proposta é fomentar leituras dramáticas de textos inéditos de autores contemporâneos.

Sob a coordenação do dramaturgo Daniel Veiga, artista docente do curso de Dramaturgia, são feitas leituras de textos de estudantes da SP Escola de Teatro.

Dramaturgia na SP Escola de Teatro

Direcionado a novos dramaturgos, o curso tem como objetivo estimular inovadoras percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias.

É coordenado há 10 anos pela dramaturga, jornalista e curadora teatro Marici Salomão, autora de peças como o “O Retiro dos Sonhos”, “Bilhete”, “Maria Quitéria” e “Território Banal”. É autora do livro “O Teatro de Marici Salomão” (Coleção Aplauso/Imprensa Ofical).

Siga @escoladeteatro

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024