Performance “Ritu.1/Penetra!” estreia na sede Roosevelt nesse sábado (22)

Publicado em: 17/04/2023 |

Artista em cena na performance Cena da performance Ritu.1/Penetra!

Cena da performance Ritu.1/Penetra!, de 2023 | Foto: Divulgação

Estreia nesse sábado (22), na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, a performance autoral “Ritu.1/Penetra!”, da diretora e performer Morgana Olivia Manfrin. Os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos na plataforma Sympla.

A obra autoral Ritu.1/Penetra! é uma performance de seis horas (360 minutos) estreada em outubro de 2021 e que volta agora em 2023. Em sua estreia, teve grande aceitação do público e da crítica teatral.

A obra é um ritual que dilata o tempo, fazendo pausar e friccionar a velocidade das certezas. O público é convidado a participar da experiência, para além da mera observação, interagindo com as estações que compõem instalações cenográficas. As estações criam a partitura dos movimentos executados pela performer — que fricciona vida e arte quando penetra o campo das ideias dentro de uma moldura material para a tentativa de transpor o dentro/fora.

Essa fricção compõe-se de artifícios cenográficos para ampliar a sensação de imergir na dilatação do tempo, como leds, agulhas, pedras e fones de ouvido. As agulhas interagem com a aplicação de estrogênio injetável na performer, no diálogo cirúrgico sobre transacionar o gênero a partir do hackeamento da química desse corpo, que não termina a performance quando os 360 minutos se esgotam, já que as moléculas desse corpo segue sendo modificadas pela terapia hormonal.

“Essa performance também é um diário e manifesto pelo direito à propriedade dos nossos corpos a partir dos nossos desejos, sem interferências externas e das estruturas dominantes de poder”, diz Morgana Olivia Manfrin.

Ritu.1/Penetra!

Diretora, Criação e Performer: Morgana Olivia Manfrin

Cantora: Nata da Sociedade

Design de Iluminação: Raoni Soares

Design de Iluminação: Renan Coelho

Produtora musical: Amarilis Vitale

Assistente de Direção e performer: Max Ruan

Produtora Executiva: Karen Sobue

Assistente de Produção: Caune Nogueira

Cabelo: Camila de Brito

Maquiagem: Ginger Moon

Artista em cena na performance Cena da performance Ritu.1/Penetra!

Cena da performance Ritu.1/Penetra!, de 2023 | Foto: Divulgação

circle

Onde: Serviço Espetáculo: Ritu.1/Penetra! Quando: Temporada – 22/04 e 29/04 de 2023 Sábados das 15 às 21 horas Onde: SP Escola de Teatro – Sede Praça Roosevelt Praça Roosevelt, 210 Ingressos: Gratuitas Retirada via Sympla SP Escola de Teatro https://www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatrodigital?tab=proximos-eventos Lotação:  60 lugares Classificação indicativa: 18 anos

Notícias | 26/ 04/ 2024